100%

31ª Sessão Ordinária do Legislativo Pinhalense

INDICAÇÕES
A vereadora Silvana Maria Battisti Bugnotto (PP) requer ao Chefe do Poder Executivo Municipal, pela indicação 78/2018, que seja encaminhado ao Departamento de Cultura pedido de estudo de viabilidade para criar Banda Marcial Municipal, por tratar-se de uma atividade cultural, que pode envolver adolescentes, jovens e adultos com habilidades musicais ou gosto pelos instrumentos musicais.
A vereadora Fabiana Paula Merigo (PT), solicita ao Chefe do Poder Executivo Municipal, pela indicação 77/2018, que seja providenciada a limpeza e jardinagem dos canteiros centrais das ruas do Loteamento Floss, no Bairro Santo Antônio.
 
REQUERIMENTO
A vereadora Silvana Maria Battisti Bugnotto (PP) propôs pelo requerimento 27/2018, que o legislativo Pinhalense convide um representante da empresa Serpil Móveis para fazer uso do espaço Tribuna do Povo a fim de explanar sobre o Prêmio Santa Catarina pela educação, conquistado pela empresa.
O prêmio é uma iniciativa da FIESC e sistema "S" que reafirma os compromissos essenciais e permanentes com setores econômicos catarinenses com o objetivo de incentivá-los a serem protagonistas de ações em prol da elevação da escolaridade e qualificação profissional de seus trabalhadores diante dos desafios impostos para o crescimento econômico do país, cenário em que a educação assume um papel central.

Sem matéria para apreciação em plenário, os vereadores se manifestaram sobre diferentes temas. Dentre estes destacamos as alterações promovidas na área da educação infantil em nosso município, transporte coletivo e eleições.
Vereadora Fabiana Paula Merigo (PT), relatou as alterações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação na rede municipal de educação infantil.  Lembrou que havia um compromisso do Secretário de Educação em promover o debate das alterações com os pais, professores e profissionais que atuam no setor, para posterior implantação de alterações. Fabiana lamentou “infelizmente não foi o que aconteceu, todos foram comunicados das alterações e as mudanças implantadas sem o diálogo com a comunidade”.
Fabiana destacou que o governo municipal tem autonomia de gestão sobre o tema independentemente da posição dos parlamentares do legislativo, mas manifestou preocupação com a situação dos pais que precisarão se deslocar a distancias maiores, para levar seus filhos à escola, mães que trabalham e tem horários a cumprir, nem todos tem um veículo disponível para o transporte da criança. A questão dos professores e servidores municipais que atuam hoje em escolas que fecharão e terão que ser relocados em outros locais de trabalho.
Fabiana ressaltou a importância da comunidade Pinhalense participar da audiência pública que acontece nesta quarta-feira (19) às 18h15min, na Câmara de Vereadores para debater o transporte escolar, matriculas e zoneamento. Toda a população está convidada a participar e contribuir no debate.
Vereadora Silvana Maria Batistti Bugnotto (PP), destacou a importância do momento que estamos vivendo, o período eleitoral, sendo que, em menos de vinte dias, a população brasileira, deverá comparecer as urnas para exercer o direito e obrigação do voto, elegendo parlamentares que atuarão no executivo e legislativo estadual e federal, formulando e aprovando projetos que interferem diretamente na vida de todos.
Muitos eleitores se manifestam dizendo estar descrentes das representações politicas e declaram seu voto em branco ou nulo como forma de protesto aos atos de corrupção de muitos políticos.
Silvana destacou a importância de todos fazermos o exercício de acompanhar e conhecer os candidatos, analisar suas propostas, seu histórico de atuação na vida política, fazer a escolha, votar, e após acompanhar os mandatos, cobrar o cumprimento do que fora prometido na campanha eleitoral. Concluiu ressaltando que não é hora de omitir-se, é hora de participar e ajudar a melhorar nosso país, se o país é de todos nós, então a politica também tem que ser.
Vereadora Carla Dreyer Eckert (PSDB), destacou o transporte coletivo de passageiros de Pinhalzinho que iniciou as atividades neste domingo (16), com 05 ônibus que farão os trajetos pelo município até as escolas, faculdades, empresas e pontos do município, pela empresa Trans’Kinho, responsável pelo transporte coletivo, vencedora da licitação. Carla enfatizou que “o transporte coletivo em Pinhalzinho é um sonho que virou realidade”, um projeto de longa data, que foi sendo construído com a comunidade Pinhalense, com muitos colaboradores.
Carla convidou a comunidade Pinhalense a participar das atividades que serão desenvolvidas nos meses de outubro e novembro pela Secretaria Municipal de Saúde, referente ao “outubro rosa e novembro azul”, parabenizou a rede feminina pelo belo trabalho que desenvolve no combate ao câncer e o sucesso do jantar realizado no último sábado.
Carla concluiu sua fala, convidando a população a participar da audiência pública, na quarta-feira dia 19/09, para debater o transporte escolar, matriculas e zoneamento. Destacou que a Secretaria Municipal de Educação está implantando mudanças no Sistema Municipal de Educação Infantil, que sempre que as mudanças geram desconforto, mas ao longo do período as adequações necessárias serão feitas no intuito de melhor atender a população.

Convidamos os cidadãos Pinhalenses a entrar no site www.camarapzo.sc.gov.br, no link proposições, lá o cidadão encontra na integra os Projetos de Leis, indicações, moções, requerimentos. E na página https://www.facebook.com/camarapzo/ convidamos a seguir a fanpage da Câmara no facebook.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/09/2018 - 13:25:20 por: Elisabete Signorati - Alterado em: 19/09/2018 - 13:25:20 por: Elisabete Signorati

Notícias

19ª Sessão Ordinária 2019
19ª Sessão Ordinária 2019

A sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi marcada por proposições dos próprios vereadores,Projetos,Indicações,Requerimentos e Moção.

18ª Sessão Ordinária
18ª Sessão Ordinária

Do executivo dois projetos deram entrada:O PL nº 0024/2019, PL nº 0025/2019,
No expediente, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ), Emenda Modificativa Nº 01/2019 ao PL 21/2019,Indicação nº 0042/2019 de autoria de Pedro Steffens (MDB), Indicação nº 0043/2019, de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
No expediente também deu entrada o Projeto de Resolução nº 0004/2019, da Mesa Diretora
Na Ordem do Dia, os vereadores debateram e aprovaram projetos de autoria do Poder Executivo.
Em discussão única, o PL nº 0022/2019.
Em segunda discussão, o PL nº 0018/2019, PL nº 0020/2019 O PL Complementar nº 0006/2019, que altera a Lei Complementar N. 024/1998.
Em primeira discussão esteve em debate a emenda modificativa nº 01/2019 ao PL 21/2019, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ). menda, que altera o Art. 1º da Lei n. 2.591/2019.

Décima sétima Sessão Ordinária 2019
Décima sétima Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei Complementar nº 006/2019, Projetos de Lei nº 018,020 e 022/2019, Indicações e Requerimentos foram debatidos e aprovados na 17ª Sessão Ordinária.

16ª Sessão Ordinária 2019
16ª Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei nº 016/2019, Projeto de Lei nº 017/2019, Projeto de Lei Complementar nº 003/2019,Projeto de Lei nº 013/2019,Moção nº 0008/2019,Moção nº 0009/2019.

13ª Sessão Ordinária 2019
13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.