Vereadores destacam a importância do voto neste domingo (07/10)

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor à política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos comprometidos e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Domingo, 07/10, vamos através do VOTO eleger quem vai conduzir o Poder Executivo no Estado (Governador) e no País (Presidente/a), bem como nossos representantes na Assembleia Legislativa do Estado (Deputado/a Estadual), Câmara Federal (Deputado/a Federal) e Senado (Senador/a).
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. “Nas eleições, não se deve abrir mão de princípios éticos e de dispositivos legais, como o valor e a importância do voto, embora este não esgote o exercício da cidadania”.
Os vereadores em suas manifestações reiteraram o incentivo ao exercício do direito de votar, mas que o voto seja consciente (saber em quem estamos votando, procurar conhecer os candidatos/as, seus partidos, suas propostas). Votar  livremente (votar em quem queremos e não em quem alguém manda que votemos; votar porque acreditamos na pessoa que estamos votando e nas suas propostas em vista do bem comum e não vender  o voto, porque voto não tem preço, tem consequência; vender e comprar voto é crime pela lei 9840/1999); fazer o voto responsável (votar sabendo que nosso voto pode ajudar a construir o bem comum, objetivo próprio da política e não votar pensando em tirar vantagens pessoais, para nossa família ou para nosso grupo de amigos/as).
O nosso compromisso com a política tem três momentos importantes: o ANTES (conhecer e avaliar as propostas e a vida dos candidatos, procurando identificar com clareza os interesses de cada candidatura), a campanha eleitoral é a oportunidade para os candidatos revelarem seu pensamento; DURANTE (comparecer às urnas e votar de forma consciente, livre e responsável); DEPOIS (acompanhar os eleitos e as eleitas para que possam cumprir o que prometeram, que promovam políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população,  apliquem corretamente o dinheiro público com transparência); nós (população) precisamos atuar no controle social das contas públicas; participar efetivamente nos Conselhos Paritários; ser presença e acompanhar o poder legislativo nos três níveis: municipal, estadual e federal.
Quanto as alterações realizadas na rede municipal de ensino, os vereadores de oposição novamente registraram suas preocupações quanto a situação dos pais para o deslocamento das crianças até a escola, e a falta de dialogo com a comunidade. Os vereadores de situação novamente declararam que as mudanças objetivam melhorar a qualidade de ensino da rede municipal de educação infantil com espaços adequados ao atendimento dos alunos.

Convidamos os cidadãos Pinhalenses a entrar no site www.camarapzo.sc.gov.br, no link proposições, lá o cidadão encontra na integra os Projetos de Leis, indicações, moções, requerimentos. E na página https://www.facebook.com/camarapzo/ convidamos a seguir a fanpage da Câmara no facebook.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/10/2018 - 09:22:35 por: Elisabete Signorati - Alterado em: 03/10/2018 - 09:22:35 por: Elisabete Signorati

Vereadores realizam última sessão legislativa do ano

Em pauta na 4ª sessão extraordinária, nesta quarta-feira (19), vereadores debateram e votaram dois Projetos de Leis e uma resolução. Nesta sessão, vereadores concluíram a votação de todos os projetos e encerram as atividades de 2018.

Claudecir Corradi é eleito Presidente da Mesa Diretora para 2019.

Na reta final dos trabalhos legislativos, vereadores realizam três sessões nesta semana, 01 ordinária e 02 extraordinárias. Em pauta a votação da LOA, projetos protocolados na casa em 12/12 com pedido de tramite em regime de urgência pelo executivo, além da eleição da Mesa Diretora para 2019.

Vereadores aprovam Lei que Institui e Regulamenta o Transporte Escolar em Pinhalzinho

Vereadores em sessão ordinária, aprovaram indicações, Moção de Apoio, Repudio e Apelação, votaram  Projetos de Leis ordinárias e Complementares, todos aprovados por unanimidade, sendo dispensado a votação da redação final, com isso, o legislativo agiliza o tramite para que a administração municipal possa agilizar os trabalhos.

Vereadores comemoram a assinatura da ordem de serviço para BR-282

Em sessão, nesta segunda-feira (19/11), os vereadores aprovaram indicações, moção de repudio, votaram Projetos de Leis, na Tribuna do Povo receberam o Pinhalense Leonardo Ecco. Em plenário os vereadores comemoraram a assinatura da ordem de serviço, liberando recursos para dar início às obras de recuperação e manutenção da BR-282.