Vereadores destacam a importância do voto neste domingo (07/10)

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor à política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos comprometidos e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Domingo, 07/10, vamos através do VOTO eleger quem vai conduzir o Poder Executivo no Estado (Governador) e no País (Presidente/a), bem como nossos representantes na Assembleia Legislativa do Estado (Deputado/a Estadual), Câmara Federal (Deputado/a Federal) e Senado (Senador/a).
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. “Nas eleições, não se deve abrir mão de princípios éticos e de dispositivos legais, como o valor e a importância do voto, embora este não esgote o exercício da cidadania”.
Os vereadores em suas manifestações reiteraram o incentivo ao exercício do direito de votar, mas que o voto seja consciente (saber em quem estamos votando, procurar conhecer os candidatos/as, seus partidos, suas propostas). Votar  livremente (votar em quem queremos e não em quem alguém manda que votemos; votar porque acreditamos na pessoa que estamos votando e nas suas propostas em vista do bem comum e não vender  o voto, porque voto não tem preço, tem consequência; vender e comprar voto é crime pela lei 9840/1999); fazer o voto responsável (votar sabendo que nosso voto pode ajudar a construir o bem comum, objetivo próprio da política e não votar pensando em tirar vantagens pessoais, para nossa família ou para nosso grupo de amigos/as).
O nosso compromisso com a política tem três momentos importantes: o ANTES (conhecer e avaliar as propostas e a vida dos candidatos, procurando identificar com clareza os interesses de cada candidatura), a campanha eleitoral é a oportunidade para os candidatos revelarem seu pensamento; DURANTE (comparecer às urnas e votar de forma consciente, livre e responsável); DEPOIS (acompanhar os eleitos e as eleitas para que possam cumprir o que prometeram, que promovam políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população,  apliquem corretamente o dinheiro público com transparência); nós (população) precisamos atuar no controle social das contas públicas; participar efetivamente nos Conselhos Paritários; ser presença e acompanhar o poder legislativo nos três níveis: municipal, estadual e federal.
Quanto as alterações realizadas na rede municipal de ensino, os vereadores de oposição novamente registraram suas preocupações quanto a situação dos pais para o deslocamento das crianças até a escola, e a falta de dialogo com a comunidade. Os vereadores de situação novamente declararam que as mudanças objetivam melhorar a qualidade de ensino da rede municipal de educação infantil com espaços adequados ao atendimento dos alunos.

Convidamos os cidadãos Pinhalenses a entrar no site www.camarapzo.sc.gov.br, no link proposições, lá o cidadão encontra na integra os Projetos de Leis, indicações, moções, requerimentos. E na página https://www.facebook.com/camarapzo/ convidamos a seguir a fanpage da Câmara no facebook.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/10/2018 - 09:22:35 por: Elisabete Signorati - Alterado em: 03/10/2018 - 09:22:35 por: Elisabete Signorati

13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.

2ª Roda de Conversa 25/04/2019

Na 2ª Roda de Conversa tivemos como convidadas a Deputada Estadual Marlene Fengler e a Prefeita de do município de São Domingos Elieze Comachio para interagir com todas as participantes que estiveram em grande número na noite de quinta feira dia 25/04.

11ª Sessão Ordinária 2019

Na 11ª Sessão Ordinária,tivemos a presença na Tribuna do Povo da advogada Dra.Edna De Werk Cericato esclarecendo diversos pontos sobre a proposta da Reforma da Previdência, que está em discussão no país.
Matéria em discussão única o Requerimento nº 001/2019 Conforme ART. 127 parágrafo 3º, Inciso I do Regimento Interno-Licença de Vereador-Aprovado por unanimidade.

Na 10ª Sessão Ordinária, vereadores em discussão única votarão os Decretos Legislativo 02 e 03/2019
Requerimento nº 06/2019; de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação nº 025/2019 de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação 020, 021,022,023 e 024/2019 de autoria dos vereadores.
Segunda discussão e votação o PL nº 011/2019 de autoria do Poder Executivo
Todos aprovados por unanimidade.