100%

Vereadores divergem sobre participação na Comissão de Trânsito

Indicações
Vereadora Silvana Maria Battisti Bugnotto (PP) propôs pela indicação 101/2018, ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que seja executada obra de acessibilidade (corrimão) na entrada lateral esquerda do Cemitério Municipal.  Tal indicação justifica-se devido ao grande número de idosos e portadores de deficiência que visitam o Cemitério Municipal e por ser um acesso relativamente ingreme, dificultando a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.
Vereador Claudecir José Corradi (MDB) propôs pela indicação 102/2018, ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que o município adote o sistema de bueiros inteligentes para reter lixo carregado pela água pluvial.  A proposição justifica-se pela necessidade de impedir que o lixo disposto inadequadamente nas vias públicas chegue aos cursos de água através da rede pluvial. Claudecir citou o exemplo bem-sucedido na cidade de Itapema onde foi instalado uma espécie de cesto nas bocas de lobo, que retém o lixo, e através da manutenção de tempos em tempos são recolhidos e dado destino adequado.
 
Projetos em segunda votação
Vereadores debateram e em segunda votação aprovaram por unanimidade os Projetos de Leis Complementares, bem como, dispensaram a votação da redação Final, desta forma agiliza-se o tramite para que a administração municipal execute as obras de asfaltamento:
Projeto de Lei Complementar 16/2018, que “institui contribuição de melhoria decorrente de recapeamento asfáltico sobre pisos de calçamento com pedras irregulares na Avenida Voluntários da Pátria, no bairro Centro, Pinhalzinho/SC e dá outras providências”.
Projeto de Lei Complementar 17/2018, que “institui contribuição de melhoria decorrente de recapeamento asfáltico sobre pisos de calçamento com pedras irregulares na Rua São Salvador e Avenida Mato Grosso, nas quadras 85,86,91 e 92, no bairro Centro, Pinhalzinho/SC e dá outras providências”.
Projeto de Lei Complementar 18/2018, que “institui contribuição de melhoria decorrente de pavimentação asfáltica na Rua Niterói, entre a Avenida Manaus e Avenida Mato Grosso, no bairro Pioneiro, Pinhalzinho/SC e dá outras providências”.
Projeto de Lei Complementar 19/2018, que “institui contribuição de melhoria decorrente de recapeamento asfáltico sobre pisos de calçamento com pedras irregulares na Rua Santo Antônio e Rua Fortaleza, no bairro Santo Antônio, Pinhalzinho/SC e dá outras providências”.
 
Vereadores se manifestam em plenário
Vereador Cesar José da Silva falou sobre os questionamentos que tem recebido de pessoas da comunidade Pinhalense, lideranças, membros de direção de entidades, buscando informações sobre a destinação do valor de 50% do salário do Prefeito Mario Afonso, conforme promessa de campanha.
Cesar destacou que, nos primeiros meses deste governo, tínhamos a divulgação da administração informando o valor e a entidade beneficiada, com isso a população conseguia acompanhar a destinação destes valores, o que não vem mais ocorrendo, diante disso, as pessoas questionam em busca de informação, afinal a doação de 50% do salário do Prefeito foi um dos compromissos de campanha.
Cesar solicitou ao líder do governo, que sendo possível, apresente para o legislativo um relatório dos valores doados e entidades beneficiadas até o momento e desta forma os vereadores poderão responder aos questionamentos contribuindo para a transparência sobre o tema.
Ao concluir sua fala, Cesar lembrou de entidades a exemplo do Coral, que tem uma despesa de R$ 2.000,00 com o maestro e com transporte quando participa de eventos na região, e que, de 2017 para cá, não tem mais recebido aporte financeiro para as despesas ou transporte por questões legais, mas que precisam de ajuda financeira para continuar seus trabalhos.

Vereadora Carla Eckert informou aos Corais que com a criação do Departamento de Esporte e Cultura, em 2019, a administração municipal vai lançar edital para que estas entidades possam se habilitar e receber recursos financeiros no sentido de viabilizar o trabalho, desta forma, o investimento será de maneira clara, correta e sem preferência para grupos, de maneira organizada.
Quanto ao questionamento do vereador Cesar, Carla destacou que o Prefeito Mario Afonso continua doando 50% de seu salário mensalmente, mas que optou por não fazer divulgação em respeito ao período eleitoral.
Carla parabenizou as escolas Objetivo e Marcolino pela participação no festival de dança “Dança Catarina”, no qual a escola Marcolino foi destaque da noite em sua apresentação. Parabenizou   a Rede feminina de Combate ao Câncer pela organização e sucesso dos eventos promovidos nos dias 10 e 11/11, da mesma forma a todos os profissionais da saúde pelo empenho e trabalho no sábado “D” (10/11).
                    Carla concluiu falando que se encera um ciclo, referindo-se a Escola Amigo da Infância, com a participação das famílias na noite cultural no sábado 10, com acampamento e atividades culturais.

Vereador Claudecir José Corradi agradeceu a administração municipal por atender suas indicações para o conserto de vala em frente a Casan no acesso à Linha Santa Lucia bem como a limpeza e roçada no campo municipal. Claudecir relatou as visitas que realizou a estabelecimentos comerciais no centro, no sábado 10/11, conversando com a população, ouvindo as reclamações e sugestões de trabalho, agradeceu a atenção e a receptividade dos Pinhalenses, e nas próximas sessões apresentará as sugestões da comunidade através de indicações ao governo municipal. Segundo Claudecir, “estar presente na comunidade, ouvir as reclamações e propostas, explicar, levar informação, fiscalizar, este é o papel do vereador, estar presente na comunidade promovendo o diálogo”.

Vereador Agostinho José Jung em plenário falou sobre as reuniões da Comissão de Trânsito, na qual é representante do legislativo por indicação da administração municipal. Segundo Agostinho, todas as indicações e debates promovidos no legislativo referente ao transito em nossa cidade estão sendo encaminhados junto a Comissão de Transito, parte das indicações são atendidas outras ficam em analise para posterior decisão e encaminhamentos, a execução dos serviços acontece após orientação da Policia Civil, Militar e Bombeiros, sendo que estes fazem parte da Comissão de Transito e tem um papel mais técnico sobre o assunto.
Agostinho destacou a entrega de cópias das atas das reuniões realizadas neste ano e dos encaminhamentos feitos para a verificação dos vereadores em especial atendendo a solicitação do vereador Remi apresentada na última sessão.
Agostinho parabenizou a administração municipal pelo excelente trabalho realizado no Cemitério municipal e agradeceu a limpeza realizada no campo municipal, recolhendo lixo e roçando a vegetação.
Agostinho informou que fará encaminhamentos junto ao Poder Executivo para a marcação da metragem/distância do passeio na Praça do Lago para atender a pedidos dos munícipes que praticam caminhadas no local. Concluiu convidando a todos para participar de evento promovido pela administração municipal, nesta quarta-feira (14/11), a noite, no Centroeventos, prestigiando as crianças que farão apresentações de dança na modalidade balé.

O vereador Remi em resposta ao vereador Agostinho, agradeceu pelo atendimento de sua solicitação em apresentar as cópias das atas das reuniões que aconteceram neste ano. Remi destacou que ao fazer a leitura das atas identificou a ausência do representante do legislativo nas reuniões.
Remi lembrou que, o legislativo seguidamente debate questões relacionadas ao trânsito, relata problemas e sugere indicações de ações que podem sanar ou minimizar os problemas enfrentados pela população Pinhalense. A participação do representante nas reuniões garante a apresentação do que fora debatido no legislativo além de contribuir com os encaminhamentos.
Insatisfeito, Remi cobrou a participação ativa do representante na Comissão, bem como, o repasse dos encaminhamentos dados no legislativo.

Vereador Leonir Bettanin parabenizou a Rede feminina de Combate ao Câncer pela organização e sucesso dos eventos promovidos nos dias 10 e 11/11.
Bettanin destacou que na quarta-feira (14/11) as Comissões estarão reunidas para analisar o Projeto de Lei 41/2018, que em leitura rápida do projeto identificou que a mensagem de envio do projeto pelo Prefeito diverge do artigo que o projeto de lei pretende alterar, sendo necessário que os vereadores verifiquem para encaminhamentos de ajuste. Quanto ao Projeto de Lei Complementar 20/2018 que propõe instituir a contribuição de melhoria e asfaltamento na Av. Mato Grosso, trecho entre Rua São Salvador e Rua Niterói, no bairro Pioneiro, Bettanin propôs que a administração municipal faça analise e encaminhe para o legislativo projeto de Lei  para asfaltar a quadra da Rua Niterói entre a Avenida Porto Alegre até a Manaus, desta forma toda aquela região fica asfaltada, caso contrario vamos ter uma quadra no meio sem asfalto.
Leonir Bettanin ao tratar sobre a Comissão de Transito , lembrou que a indicação do vereador Agostinho para compor a Comissão de Transito em 2017, foi de iniciativa da administração municipal, alertou para o fato de que a Comissão de Transito é deliberativa e desta forma o representante do legislativo não pode ser um vereador(a) mas sim um servidor (a) da casa.
Bettanin concluiu sua fala sugerindo que o Vereador Agostinho, representante do legislativo na Comissão de Trânsito promova o debate do Contorno Viário Sul novamente, para que a Comissão de Trânsito siga com os encaminhamentos. Bettanin lembrou que a Câmara de Vereadores devolveu R$ 206.000,00, em 2017, para a administração investir na elaboração do projeto para viabilizar a obra, e que até o momento, os encaminhamentos não foram realizados.

Convidamos os cidadãos Pinhalenses a entrar no site www.camarapzo.sc.gov.br, no link proposições, lá o cidadão encontra na integra os Projetos de Leis, indicações, moções, requerimentos. E na página https://www.facebook.com/camarapzo/ convidamos a seguir a fanpage da Câmara no facebook.
 
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/11/2018 - 16:17:59 por: Elisabete Signorati - Alterado em: 13/11/2018 - 16:25:14 por: Elisabete Signorati

Notícias

Vereadores aprovam Lei que Institui e Regulamenta o Transporte Escolar em Pinhalzinho
Vereadores aprovam Lei que Institui e Regulamenta o Transporte Escolar em Pinhalzinho

Vereadores em sessão ordinária, aprovaram indicações, Moção de Apoio, Repudio e Apelação, votaram  Projetos de Leis ordinárias e Complementares, todos aprovados por unanimidade, sendo dispensado a votação da redação final, com isso, o legislativo agiliza o tramite para que a administração municipal possa agilizar os trabalhos.

Vereadores comemoram a assinatura da ordem de serviço para BR-282
Vereadores comemoram a assinatura da ordem de serviço para BR-282

Em sessão, nesta segunda-feira (19/11), os vereadores aprovaram indicações, moção de repudio, votaram Projetos de Leis, na Tribuna do Povo receberam o Pinhalense Leonardo Ecco. Em plenário os vereadores comemoraram a assinatura da ordem de serviço, liberando recursos para dar início às obras de recuperação e manutenção da BR-282.

Vereadores divergem sobre participação na Comissão de Trânsito
Vereadores divergem sobre participação na Comissão de Trânsito

Em sessão nesta segunda-feira (12/11) os vereadores aprovaram indicações, votaram os Projetos de Leis Complementares 16, 17, 18 e 19/2018, todos aprovados por unanimidade, sendo dispensado a votação da redação final, com isso, o legislativo agiliza o tramite para que a administração municipal execute obras de asfaltamento no perímetro urbano. Em plenário destacamos o debate sobre a Comissão de Trânsito.

Vereadores divergem sobre serviços prestados pela Casan
Vereadores divergem sobre serviços prestados pela Casan

Nesta segunda-feira (05/11), em sessão, vereadores aprovaram indicações, debateram e votaram Projetos de Leis. Com destaque nas manifestações dos vereadores a concessão dos serviços de tratamento e distribuição de água em nossa cidade.

Vereadores aprovam projeto que extingue o FUNREBOM
Vereadores aprovam projeto que extingue o FUNREBOM

Nesta segunda-feira (29), aconteceu a 36º sessão ordinária, em pauta, vereadores receberam na Tribuna do Povo a Presidente da ASPUMPI, Keli Kopcheski Feronatto, prestando homenagem aos servidores públicos municipais pela passagem do Dia do Servidor Público. Já o legislativo Pinhalense prestou homenagem também aos ex-servidores aposentados municipal, Senhores João Adroaldo Schutz e João Olivo Nalin, ambos pediram exoneração de suas funções em 2018. Além de indicações e requerimento, vereadores debateram e votaram Projetos de Leis, com destaque a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei Complementar 12/2018, de autoria do Poder executivo, que propunha a revogação da Lei que criou o FUNREBOM.

Prazo para obras de acessibilidade interna é prorrogado
Prazo para obras de acessibilidade interna é prorrogado

Nesta segunda-feira (22/10), na 35ª sessão ordinária, o legislativo Pinhalense recebeu o Secretário Municipal de Educação, Fabrício Fontana, na Tribuna do Povo, para explanar sobre as alterações realizadas na Rede Municipal de Educação Infantil. Em pauta tivemos a votação de moção de repúdio e profunda preocupação com as manifestações nas redes sociais e exposição da imagem feminina em nome de protestos contraposições políticas e candidaturas, desqualificando a luta das mulheres por igualdade, respeito e reconhecimento. E, em votação única, vereadores aprovaram os PLC  12, 14 e 15/2018.