100%

Legislativo Pinhalense presta homenagem a Trilha do Saber, Gama e Grupo Serpil

Em sessão ordinária nesta segunda feira (10/12), os vereadores receberam na Tribuna do Povo, representantes do Grupo Serpil, atendendo ao requerimento da vereadora Silvana Bugnotto, apresentando os projetos desenvolvidos pelo Grupo junto a seus colaboradores.
O resultado deste trabalho teve reconhecimento estadual, no evento “Movimento Santa Catarina pela Educação”, onde o Grupo Serpil, conquistou o troféu 1º lugar, na categoria Elevação da Escolaridade Básica. A pratica premiada, faz parte do “Programa de Elevação da Escolaridade Básica EJA/SESI/SERPIL – quem estuda, viaja no tempo adquirindo conhecimento”, desenvolvido na empresa a mais de 8 anos em parceria com o SESI, buscando contribuir para a superação das fragilidades educacionais dos colaboradores, desenvolvendo e qualificando os trabalhadores.
Após manifestações, Silvana fez um “Voto de Louvor” para o Grupo Serpil, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores e entregue durante a sessão.
Em plenário, a vereadora Fabiana Merigo destacou o trabalho do Grupo de Estudos Projeto e Soluções Tecnológicas, criado em maio deste ano, pela instituição de ensino Horus Faculdades, com alunos de Engenharia Civil e Ciências Contábeis, com objetivo de buscar para a sociedade, um conceito de soluções tecnológicas que preserve e proteja o meio público, empresarial e ambiental.
Fabiana parabenizou o grupo pelo trabalho e palestra ministrada na Trilha do Saber, no sábado (08/12), com o tema “A GESTÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONSCIENTIZAÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES”, em comemoração aos 07 anos da Trilha do Saber.
A palestra marcou os 07 anos de atuação da Trilha do Saber, trabalhando a educação ambiental, a pesquisa cientifica e preservação ambiental. O foco principal da Trilha é a biodiversidade do oeste Catarinense, com um olhar atento sobre a nossa região, nossa realidade, vivencia, experiencias e conscientização, trabalhando com estudantes (crianças e adolescentes) de toda a região.
Destacamos que, a Trilha do Saber foi criada a partir de uma parceria entre o município de Pinhalzinho e a Unoesc, implantada com recursos da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.  Dentre os principais objetivos de sua criação está a promoção da educação ambiental extrassala, conhecer e reconhecer a biodiversidade regional, ser uma porta de entrada para projetos de pesquisa da biodiversidade para graduação, pós e mestrados, nos mais diferentes cursos. Neste período, o Grupo de Amigos do Meio Ambiente – GAMA, criado em 1996, tem sido um parceiro nas realizações de diversas ações contribuindo para o fortalecimento da Trilha.
A Trilha do Saber tem reconhecimento nacional, iniciativa já premiada, que faz parte da grade curricular na Rede Municipal de Ensino em nosso município.
Fabiana fez um “Voto de Louvor” para a Trilha do Saber e um para o GAMA, entregues durante a sessão ordinária.
O vereador Clênio Razera relatou o evento promovido pela UVB – União dos Vereadores do Brasil, que aconteceu em Irai, com a participação expressiva de vereadores de todas as regiões. Clenio destacou o nível dos palestrantes e a importância dos temas abordados nas palestras. Observou que dentre os temas abordados, um dos mais importantes tratou sobre a importância da independência e harmonia entre os poderes: legislativo, executivo e judiciário.
Exercer a independência dos poderes em harmonia sem subjugar, o vereador é uma autoridade política constituída pelo voto. É a primeira autoridade politica a ser questionada e cobrada pela sociedade.
Clênio reforçou que a Câmara de Vereadores é a base da democracia local, é a casa politica que o povo pode frequentar, questionar, acompanhar, dialogar. “Aqui é o lugar onde a sociedade se manifesta, traz suas demandas, sugestões e soluções, cabendo ao legislativo como ente político, respeitar esta democracia, valorizando e se valorizando pelo poder a nós conferido pelo voto”.
Votação
Em debate e primeira votação, vereadores votam favorável ao Projeto de Lei 44/2018, que “DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2019 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Nesta terça-feira (11/12) acontece a 2ª sessão extraordinária para a segunda votação.
 
Convidamos todos a acessar o site www.camarapzo.sc.gov.br, clicar no link Vereadores e sobre o nome do seu Vereador, clique na aba sessões em vídeo e pronunciamentos e assista aos vídeos com todas as falas, seja do expediente ou das explicações pessoais dos Vereadores.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/12/2018 - 16:18:20 por: Elisabete Signorati - Alterado em: 12/12/2018 - 07:58:17 por: Elisabete Signorati

Notícias

7ª Sessão Ordinária 2019
7ª Sessão Ordinária 2019

A Sétima Sessão Ordinária do dia 18/03/2019 foi marcada pela entrada de Projetos,Emenda Aditiva
e Indicações dos Vereadores.

6ª Sessão Ordinária 2019
6ª Sessão Ordinária 2019

Vereadores em Sessão Ordinária,votaram  Projeto de Lei Complementar em regime de urgência,Projetos de Lei Complementar com sua redação final sendo dispensado a leitura e aprovaram o pedido de Moção de Repudio.

5ª Sessão Ordinária 2019
5ª Sessão Ordinária 2019

A Quinta Sessão Ordinária do dia 06/03/2019 foi marcada pela entrada de Projetos,Emendas Modificativa,Moção de Repúdio e Indicações dos Vereadores aprovação dos projetos de lei complementar 01 e 02/2019 que trata da licença para servidores públicos cursarem mestrado e doutorado.

Quarta Sessão Ordinária 2019
Quarta Sessão Ordinária 2019

Na quarta Sessão Ordinária tivemos os seguintes encaminhamentos:
Oficio nº 76/2019 de autoria do Poder Executivo- Encaminha Projetos de Lei nº 05 e 06/2019 em regime de urgência.
Projeto de lei nº 01/2019 de autoria da Mesa Diretora-Dispõe sobre estágio para estudante na Câmara Municipal de Vereadores.

Terceira Sessão Ordinária 2019
Terceira Sessão Ordinária 2019

Na terceira Sessão Ordinária foram votadas:Um(1) Projeto de Lei Ordinária, duas(2) Moções,um(1) Requerimento e onze(11) indicações.

Iniciam as Sessões Ordinárias do Poder Legislativo
Iniciam as Sessões Ordinárias do Poder Legislativo

1ª Sessão Ordinária 2019
Abertura período Legislativo
Votacões: PL 001/2019-Doação de Imóvel para a Celesc distribuição S/A; PL 002/2019 - Autoriza firmar termo de cessão de uso  de um automóvel à APAE  e PL 003/2019 - Dispõe sobre o repasse de recursos  financeiros a APAE.