100%

Legislativo Pinhalense presta homenagem a Trilha do Saber, Gama e Grupo Serpil

Em sessão ordinária nesta segunda feira (10/12), os vereadores receberam na Tribuna do Povo, representantes do Grupo Serpil, atendendo ao requerimento da vereadora Silvana Bugnotto, apresentando os projetos desenvolvidos pelo Grupo junto a seus colaboradores.
O resultado deste trabalho teve reconhecimento estadual, no evento “Movimento Santa Catarina pela Educação”, onde o Grupo Serpil, conquistou o troféu 1º lugar, na categoria Elevação da Escolaridade Básica. A pratica premiada, faz parte do “Programa de Elevação da Escolaridade Básica EJA/SESI/SERPIL – quem estuda, viaja no tempo adquirindo conhecimento”, desenvolvido na empresa a mais de 8 anos em parceria com o SESI, buscando contribuir para a superação das fragilidades educacionais dos colaboradores, desenvolvendo e qualificando os trabalhadores.
Após manifestações, Silvana fez um “Voto de Louvor” para o Grupo Serpil, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores e entregue durante a sessão.
Em plenário, a vereadora Fabiana Merigo destacou o trabalho do Grupo de Estudos Projeto e Soluções Tecnológicas, criado em maio deste ano, pela instituição de ensino Horus Faculdades, com alunos de Engenharia Civil e Ciências Contábeis, com objetivo de buscar para a sociedade, um conceito de soluções tecnológicas que preserve e proteja o meio público, empresarial e ambiental.
Fabiana parabenizou o grupo pelo trabalho e palestra ministrada na Trilha do Saber, no sábado (08/12), com o tema “A GESTÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONSCIENTIZAÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES”, em comemoração aos 07 anos da Trilha do Saber.
A palestra marcou os 07 anos de atuação da Trilha do Saber, trabalhando a educação ambiental, a pesquisa cientifica e preservação ambiental. O foco principal da Trilha é a biodiversidade do oeste Catarinense, com um olhar atento sobre a nossa região, nossa realidade, vivencia, experiencias e conscientização, trabalhando com estudantes (crianças e adolescentes) de toda a região.
Destacamos que, a Trilha do Saber foi criada a partir de uma parceria entre o município de Pinhalzinho e a Unoesc, implantada com recursos da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.  Dentre os principais objetivos de sua criação está a promoção da educação ambiental extrassala, conhecer e reconhecer a biodiversidade regional, ser uma porta de entrada para projetos de pesquisa da biodiversidade para graduação, pós e mestrados, nos mais diferentes cursos. Neste período, o Grupo de Amigos do Meio Ambiente – GAMA, criado em 1996, tem sido um parceiro nas realizações de diversas ações contribuindo para o fortalecimento da Trilha.
A Trilha do Saber tem reconhecimento nacional, iniciativa já premiada, que faz parte da grade curricular na Rede Municipal de Ensino em nosso município.
Fabiana fez um “Voto de Louvor” para a Trilha do Saber e um para o GAMA, entregues durante a sessão ordinária.
O vereador Clênio Razera relatou o evento promovido pela UVB – União dos Vereadores do Brasil, que aconteceu em Irai, com a participação expressiva de vereadores de todas as regiões. Clenio destacou o nível dos palestrantes e a importância dos temas abordados nas palestras. Observou que dentre os temas abordados, um dos mais importantes tratou sobre a importância da independência e harmonia entre os poderes: legislativo, executivo e judiciário.
Exercer a independência dos poderes em harmonia sem subjugar, o vereador é uma autoridade política constituída pelo voto. É a primeira autoridade politica a ser questionada e cobrada pela sociedade.
Clênio reforçou que a Câmara de Vereadores é a base da democracia local, é a casa politica que o povo pode frequentar, questionar, acompanhar, dialogar. “Aqui é o lugar onde a sociedade se manifesta, traz suas demandas, sugestões e soluções, cabendo ao legislativo como ente político, respeitar esta democracia, valorizando e se valorizando pelo poder a nós conferido pelo voto”.
Votação
Em debate e primeira votação, vereadores votam favorável ao Projeto de Lei 44/2018, que “DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2019 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Nesta terça-feira (11/12) acontece a 2ª sessão extraordinária para a segunda votação.
 
Convidamos todos a acessar o site www.camarapzo.sc.gov.br, clicar no link Vereadores e sobre o nome do seu Vereador, clique na aba sessões em vídeo e pronunciamentos e assista aos vídeos com todas as falas, seja do expediente ou das explicações pessoais dos Vereadores.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/12/2018 - 16:18:20 por: Elisabete Signorati - Alterado em: 12/12/2018 - 07:58:17 por: Elisabete Signorati

Notícias

13ª Sessão Ordinária 2019
13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.

2ª Roda de Conversa 25/04/2019
2ª Roda de Conversa 25/04/2019

Na 2ª Roda de Conversa tivemos como convidadas a Deputada Estadual Marlene Fengler e a Prefeita de do município de São Domingos Elieze Comachio para interagir com todas as participantes que estiveram em grande número na noite de quinta feira dia 25/04.

11ª Sessão Ordinária 2019
11ª Sessão Ordinária 2019

Na 11ª Sessão Ordinária,tivemos a presença na Tribuna do Povo da advogada Dra.Edna De Werk Cericato esclarecendo diversos pontos sobre a proposta da Reforma da Previdência, que está em discussão no país.
Matéria em discussão única o Requerimento nº 001/2019 Conforme ART. 127 parágrafo 3º, Inciso I do Regimento Interno-Licença de Vereador-Aprovado por unanimidade.

10ª Sessão Ordinária
10ª Sessão Ordinária

Na 10ª Sessão Ordinária, vereadores em discussão única votarão os Decretos Legislativo 02 e 03/2019
Requerimento nº 06/2019; de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação nº 025/2019 de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação 020, 021,022,023 e 024/2019 de autoria dos vereadores.
Segunda discussão e votação o PL nº 011/2019 de autoria do Poder Executivo
Todos aprovados por unanimidade.