100%

Segunda Sessão Ordinária de 2019

                Na segunda sessão deram entrada dois projetos de Lei Complementar que tratam da licença para estudo, aos servidores públicos municipais, um projeto de Lei Ordinária que propõe incluir parte da travessa boa Vista à praça dos poderes, no bairro Pioneiro, todos de iniciativa do Poder Executivo. Já a mesa diretora apresentou um projeto de Resolução instituindo o projeto “Fala Comunidade”.
                Todos os projetos estão agora nas comissões para estudos e tramitação. O cidadão pode acessar os projetos através da página da câmara e acompanhar a tramitação.
                Os vereadores apresentaram indicações ao Executivo:  Vereadora Fabiana Paula Merigo indicou que sejam providenciadas melhorias em duas propriedades rurais. Vereadora Silvana M. B. Bugnotto indicou que seja feita revegetação de área pública do loteamento universitário  as margens da BR 282 próximo ao Bairro Bela Vista transformando em área verde mais de 6.000 m².  Vereador Pedro Steffens indicou que seja instalado corrimão na escada de acesso ao Centro de Especialidades Odontológicas- CEO, no bairro São José e que a administração junto com a Comissão de Trânsito reavalie algumas situações onde foi sinalizado estacionamento oblíquo. Caso da Avenida Brasília na entrada pelo trevo Oeste e em frente a estabelecimentos comerciais que precisam carregar e descarregar insumos transportados por veículos de maior porte. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas ao Executivo que poderá acatá-las ou não.  Foi aprovado em plenário também Requerimento do vereador Cesar José da Silva que estará licenciado por trinta dias. Em sua vaga assumirá um suplente a ser convocado pelo presidente.   
                      VEREADORES SE MANIFESTAM        

O Vereador Leonir Bettanin (MDB) usou da tribuna e fez um desabafo “ não queria ser o primeiro a criticar o governo estadual e federal, mas me obrigo a fazer registrando minha indignação por algumas atitudes. O governo através de decreto tira vários subsídios de insumos da cadeira leiteira e também alguns subsídios que havia em alguns derivados, prejudicando assim as Agroindústrias”. Justificou que através desse decreto o governo federal libera a importação de leite, cuja produção é subsidiada lá fora, e sem incentivos o produtor brasileiro não poderá concorrer.  Depois que o pequeno produtor não puder mais trabalhar,  a população vai sentir no bolso o preço que terá que pagar por um litro de leite. Concluiu afirmando “que espera que seja aquele erro grotesco, de equipe nova, de começo de governo, porque realmente, se for essa a forma deles trabalharem nós iremos pedir por socorro logo”.
Já estão iniciando as articulações de lideranças políticas da região, das cooperativas para reverter este quadro. O Vereador Pedro Steffens (MDB) complementou o assunto, afirmando “ não consigo entender o que tem o Brasil que não se defende, pois entra governo e sai governo e cada um faz os erros piores que os outros”. Citou o exemplo que viu em um documentário que nos EUA onde entrava o café brasileiro, naquela região os americanos boicotavam não comprando o produto, assim defendendo os seus produtores. Fez ainda uma provocação: Por que nós brasileiros também não podemos fazer isso? Ainda agradeceu a Administração por atender suas  indicações atendendo a comunidade de Navegantes e Distrito de Machado. A Vereadora Fabiana Merigo  fez coro as colocações do vereador Bettanin em relação a questão do leite. Registrou sua preocupação em  relação ao pequeno produtor e a agricultura familiar. Caso esta situação prevaleça, sugeriu uma "Moção de Repudio".  A Vereadora Silvana M. Bugnotto  apontou que “diante desta nuvem escura, tanta desgraça ,tanta tristeza que estamos vivendo nesse início de ano, parece que a mídia não se deu conta da gravidade desse assunto que o vereador Bettanin nos apresentou”. Também se referiu a manifestação dos deputados na ALESC pedindo explicações, montando equipes para discutir o assunto. Falou do decreto do governo do Estado, editado nos últimos dias do mês de dezembro pelo governador  Eduardo Pinho Moreira, que aumenta impostos.

             A Vereadora Carla Eckert lamentou as mortes de Brumadinho, e dos adolescentes do Flamengo, ponderando de que até quando a gente vai viver dando esse "jeitinho". Está na hora de levar as coisa mais a sério começando por nós mesmos. Citou que quando os Bombeiros e a Vigilância Sanitária fazem vistorias e apontam algo errado, no primeiro momento ficamos indignados, achando que estão ali somente para incomodar. No entanto, é a seriedade deste trabalho e nossa pronta atenção que evitarão muitos problemas posteriores.

              Vereador Agostinho José Jung (PSDB) comunicou que a Comissão de Trânsito iniciará seus trabalhos no mês de março,mas que algumas modificações já serão repassadas ao CEDIR e DMER sobre as mudanças em relação ao estacionamento oblíquo na Avenida Brasilia. Tivermos muitos elogios por parte da população mas essas mudanças deverão ser feitas pois os caminhões estão tendo dificuldades em relação ao carregamento e  descarregamento das mercadorias  nos estabelecimentos.

              Vereador Claudecir José Corradi (MDB)-usou a tribuna para falar sobre o Projeto de Resolução nº 03/2019 de descentralizar as ações do Legislativo, levando os vereadores ao encontro da população tanto na cidade como no interior.Em cada encontro as pessoas que irão se pronunciar deverão ter sido inscritas por indicação de algum vereador e  terão a oportunidade de falar sobre o que necessita para sua comunidade ou bairro ouvindo a todos e  aceitando sugestões, criticas e elogios ao trabalho de seus vereadores.Desde já contamos com todos os colegas .

                Vereador Cesar José da Silva (MDB) -Primeiramente agradeceu pela oportunidade em representar a todos os Vereadores na formatura da UNOESC no Curso de Direito no dia 09/02/19 que com certeza o fez com muito orgulho. Reforçando sobre o Loteamento Floss onde os pedidos são constantes para que se faça asfalto,solicitamos ao Governo Municipal a relação do cronograma de asfaltamento para que possamos repassar a estes moradores.
                Gostaria de registrar o Oficio recebido do Senador Dario Berger do MDB de Santa Catarina prestando conta do que ele destinou ao nosso município á pedido dos Vereadores do partido MDB.Falo isso pra chamar a atenção da necessidade de termos um representante e cobrarmos depois de eleitos para que olhem para nosso município destinando os recursos na medida em que podem enviar.
Senhores vereadores estarei me licenciando desta casa  por trinta dias(30),onde que além de uns dia de descanso, estaremos visitando na ALESC os Deputados Estaduais eleitos na região em especial dar as boas vindas ao Deputado do nosso município Fabiano da Luz, Deputado Mauro de Nadal e estaremos levando alguns pedidos e protocolando os mesmos.

Vereador Claudir Henz (PSD)-Reforçando o assunto discutido pelo colega Bettanin"acredito que seja resolvido toda essa situação pois não poderá continuar este problema".Em relação as tragédias que ocorrerão nestes últimos dias são difíceis  de aceitar,pois querendo ou não a culpa sempre é desse "jeitinho brasileiro".
Só pra complementar assisti em uma reportagem dos EUA que teve um vazamento de gás muito grande em um Shopping onde assim que ocorreu o acidente foi trancado na hora o local sem ter nenhuma proposta, falo isso para vermos á diferença das leis  do nosso Brasil.
Encerrando parabenizou aos trabalhos da administração tanto na parte estética quanto na organização. Reforçou o pedido para a melhoria dos nossos trevos que estão precisando de um cuidado especial por ser o cartão postal de nosso município.
       
VOTAÇÃO

 
Na Ordem do dia, o presidente,  Vereador Claudecir José Corradi, submeteu a votação o Regime de urgência dos três projetos encaminhados pelo Executivo. Os mesmos foram aprovados por unanimidade e estes projetos terão então até 45 dias para tramitar e serem votados.

                    Todos os dados e atos do legislativo estão publicados no site www.camarapzo.sc.gov.br e  poderão se acessados pelo internauta.
Convidamos a todos os  Pinhalenses para participar ou acompanhar a próxima sessão que será no dia 18/02/19 às 19hs.  Ao entrar no site www.camarapzo.sc.gov.br, no link proposições, o cidadão encontra na integra os Projetos de Leis, indicações, moções, requerimentos e na página https://www.facebook.com/camarapzo/ convidamos a seguir a fanpage da Câmara no facebook.

Fonte -Assessoria de Imprensa -Câmara de Vereadores de Pinhalzinho-Cláudia Utzig
Protocolos desta Publicação:Criado em: 12/02/2019 - 10:14:36 por: Claudia Luzia Utzig - Alterado em: 13/02/2019 - 16:26:40 por: Claudia Luzia Utzig

Notícias

19ª Sessão Ordinária 2019
19ª Sessão Ordinária 2019

A sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi marcada por proposições dos próprios vereadores,Projetos,Indicações,Requerimentos e Moção.

18ª Sessão Ordinária
18ª Sessão Ordinária

Do executivo dois projetos deram entrada:O PL nº 0024/2019, PL nº 0025/2019,
No expediente, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ), Emenda Modificativa Nº 01/2019 ao PL 21/2019,Indicação nº 0042/2019 de autoria de Pedro Steffens (MDB), Indicação nº 0043/2019, de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
No expediente também deu entrada o Projeto de Resolução nº 0004/2019, da Mesa Diretora
Na Ordem do Dia, os vereadores debateram e aprovaram projetos de autoria do Poder Executivo.
Em discussão única, o PL nº 0022/2019.
Em segunda discussão, o PL nº 0018/2019, PL nº 0020/2019 O PL Complementar nº 0006/2019, que altera a Lei Complementar N. 024/1998.
Em primeira discussão esteve em debate a emenda modificativa nº 01/2019 ao PL 21/2019, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ). menda, que altera o Art. 1º da Lei n. 2.591/2019.

Décima sétima Sessão Ordinária 2019
Décima sétima Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei Complementar nº 006/2019, Projetos de Lei nº 018,020 e 022/2019, Indicações e Requerimentos foram debatidos e aprovados na 17ª Sessão Ordinária.

16ª Sessão Ordinária 2019
16ª Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei nº 016/2019, Projeto de Lei nº 017/2019, Projeto de Lei Complementar nº 003/2019,Projeto de Lei nº 013/2019,Moção nº 0008/2019,Moção nº 0009/2019.

13ª Sessão Ordinária 2019
13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.