11ª Sessão Ordinária 2019

TRIBUNA DO POVO

A advogada Edna De Werk Cericato participou da “Tribuna do Povo” durante a 11ª sessão ordinária do Poder Legislativo Pinhalense, que ocorreu na última segunda-feira (15) representando a OAB, Edna esclareceu diversos pontos sobre a proposta da Reforma da Previdência, que está em discussão no país.
De acordo com a advogada, algumas regras que estão em discussão, são bastante drásticas. “Quem tem o direito adquirido não terá prejuízos. Porém, quem está na expectativa de direito, vai precisar se enquadrar ao novo cálculo, ou seja, será inserido a nova regra previdenciária”, alertou a advogada.
Durante a sua participação na Tribuna, Edna explanou sobre a aposentadoria por idade urbana e rural e por tempo de contribuição.  Na opinião da advogada pinhalense, a aposentadoria por contribuição é a pior exigência da Medida Provisória que está em debate. “Hoje, para fazer a média de salários, são excluídos 20% das menores contribuições. Com na nova proposta, vamos precisar fazer o cálculo mantendo todos os salários para fazer a média”, destacou a advogada, informando ainda que para se aposentar com valor integral com 100% da média, o trabalhador vai precisar comprovar 40 anos de contribuição. “Essa é uma mudança drástica”, pontuou Edna.
A participação da advogada pinhalense na Tribuna do Povo foi uma proposição do vereador Sadi José Liston (MDB), que também contribuiu com o debate: “De acordo com pesquisas, a maioria dos trabalhadores brasileiros recebem 1,3 salário de média. Minha opinião é de que essa reforma deveria iniciar nos grandes salários, especialmente do setor público. Ainda defendo que a reforma deveria ser por classe, respeitando a necessidade física de cada profissão”, complementou Liston.

Também na sessão da última segunda, os vereadores aprovaram um Requerimento de autoria do vereador Pedro Steffens (MDB), que pediu licença do cargo por 30 dias. Durante esse período, assume a cadeira do vereador Pedro, a suplente Sirlei Terezinha Muller (MDB).
Durante as Considerações Finais, especialmente a Bancada Feminina, deu ênfase à Roda de Conversa, evento que ocorre na próxima quinta-feira (25), a partir das 19h, no plenário da Câmara. Neste ano o tema central será “Mulheres na Política: Participação e Protagonismo”.

MANIFESTAÇÕES DOS VEREADORES

Vereadora Fabiana Paula Merigo (PT), Vereadora reforçou sobre o assunto da Reforma da Previdência convidando a todos os colegas a subscrever uma Moção de Repúdio a esta reforma, realizando uma audiência pública para discutir sobre este assunto.
Vereadora sugeriu, durante as Considerações Finais, um Voto de Congratulação, à Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pinhalzinho (Aspumpi), que no dia 29 de abril celebra 30 anos de fundação.

Vereador Leonir Luiz Bettanin (MDB)-Vereador compartilhou com os colegas sobre o que ele cobrou a um ano atras sobre as manutenções das máquinas que não estavam sendo feitas e ainda hoje não estão  sendo realizadas de forma correta, sendo que com isso o custo só tende a crescer quando ocorre o problema maior nestas máquinas.
Em suas considerações finais sugeriu para se fazer um  convite ao  Presidente da Cooper Itaipu Arno Pandolfo fazer uso da Tribuna do Povo para assim tirar todas as dúvidas existentes.

Vereador Presidente Claudecir José Corradi (MDB)-Parabenizou pelo belíssimo evento que participou no final de semana da 47ª Convenção de Lions Clube com a participação de várias cidades e nosso pais vizinho a Argentina. Agradeço por todo trabalho realizado de uma forma social em nosso município.

Vereadora Carla R.D. Eckert (PSDB)- Vereadora também parabenizou ao belo trabalho e evento da Convenção do Lions Clube com a participação de mais de 800 pessoas de fora do município, com homenagem especial a um dos sócios fundadores Edir Schmitz que teve uma participação especial a este grupo.
Sugeriu também em suas Considerações Finais, um voto de Congratulação ao evento do Lions que com certeza leva o nome do município a muitos lugares.

Todos os dados e atos do legislativo estão publicados no site www.camarapzo.sc.gov.br e  poderão se acessados pelo internauta.
Convidamos a todos os  Pinhalenses para participar ou acompanhar a próxima sessão que será no dia 29/04/2019 segunda  feira  às 19hs. Entrar no site www.camarapzo.sc.gov.br,

Fonte -Assessoria de Imprensa -Câmara de Vereadores de Pinhalzinho-Cláudia Utzig

Protocolos desta Publicação:Criado em: 17/04/2019 - 08:04:31 por: Claudia Luzia Utzig - Alterado em: 29/04/2019 - 13:47:41 por: Claudia Luzia Utzig

13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.

2ª Roda de Conversa 25/04/2019

Na 2ª Roda de Conversa tivemos como convidadas a Deputada Estadual Marlene Fengler e a Prefeita de do município de São Domingos Elieze Comachio para interagir com todas as participantes que estiveram em grande número na noite de quinta feira dia 25/04.

11ª Sessão Ordinária 2019

Na 11ª Sessão Ordinária,tivemos a presença na Tribuna do Povo da advogada Dra.Edna De Werk Cericato esclarecendo diversos pontos sobre a proposta da Reforma da Previdência, que está em discussão no país.
Matéria em discussão única o Requerimento nº 001/2019 Conforme ART. 127 parágrafo 3º, Inciso I do Regimento Interno-Licença de Vereador-Aprovado por unanimidade.

Na 10ª Sessão Ordinária, vereadores em discussão única votarão os Decretos Legislativo 02 e 03/2019
Requerimento nº 06/2019; de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação nº 025/2019 de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação 020, 021,022,023 e 024/2019 de autoria dos vereadores.
Segunda discussão e votação o PL nº 011/2019 de autoria do Poder Executivo
Todos aprovados por unanimidade.