100%

12ª Sessão Ordinária 2019

Tivemos em votação o regime de urgência o Projeto de Lei Complementar nº 005/2019 onde o assunto "Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado na âmbito da administração pública municipal, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, sob regime administrativo especial, nos termos do inciso IX, do ART.37, da constituição da república" 
Projeto de Lei nº 015/2019 que "Ratifica as alterações realizadas no protocolo de intenções, consubstanciado no contrato de consórcio público do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA)". 
Aprovadas por UNANIMIDADE o Regime de Urgência.
Discussão e votação única:
MOÇÃO nº 004/2019 de autoria da Vereadora Fabiana Paula Merigo
MOÇÃO 005/2019 de autoria da Vereadora Silvana M. B. Bugnotto.
Aprovadas por UNANIMIDADE.
Indicação nº 026/2019 de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação 027 de autoria do Vereador Claudecir José Corradi
Indicação nº 028/2019 de autoria da Vereadora Fabiana Paula Merigo.
Todas aprovadas por UNANIMIDADE.

                                               VEREADORES EM SEUS  BREVES COMUNICADOS

Vereador Remi Antonio Sulzbacher(MDB).Em ocasião da grande demanda de chuva ocorridas no último sábado, tivemos muitas reclamações dos moradores da Rua João Utzig do Bairro Pioneiro, onde com urgência deverão ser feitas as trocas da tubulação que está no tamanho 30 e devera ser de 80 cm.
Serviço de obras urbanas: a nossa cidade esta muito suja, uma calamidade. Muito barro em varias ruas da cidade. A máquina  Boby Cat  deverá estar em execução pois não se vê ela trabalhando nas ruas como sempre trabalhou.
Ando por muitas cidades e o nosso município é muito sujo. Com os últimos eventos que ocorreram com certeza não levaram uma boa impressão de nossa cidade.
Moradores do Por do Sol no bairro Pioneiro estão pedindo asfalto em toda a Avenida Porto Alegre, irão pagar esse asfalto.
 
Vereadora Carla R. D. Eckert(PSDB)-Nesta semana li uma notícia que muito me alegrou. Ministro assina Portaria que inclui no SUS remédio para tratar de “Atrofia Muscular Espinhal” (AME). Doença degenerativa que não tem cura, levando o paciente a perder o controle e a força muscular, doença genética que interfere na capacidade do corpo de produzir proteína essencial para sobrevivência dos neurônios motores. Sem essa proteína os neurônios morrem e os pacientes vão perdendo o controle da força muscular.
O Ministro da saúde assinou nesta quarta feira uma portaria que prevê a inclusão no SUS do “NUZINERZEM”, único remédio no mundo recomendado para esse tratamento. A portaria prevê a liberação do medicamento em até 180 dias para pacientes do tipo I da doença. Foi assinado durante a audiência de Comissão de Assuntos Sociais no senado que contou com a presença da primeira dama Michele Bolsonaro. Só em 2048 90 pacientes receberam o remédio a partir de decisões judiciais.
A nossa luta continua, precisamos seguir para que sege incorporado o medicamento tipo II e III da doença. É o primeiro passo, primeiro medicamento que estamos incluindo nessa modalidade disse o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta.
Nós vereadoras fizemos parte deste sucesso. Conhecemos o AMA através dos pais do Joao Vitor e do Miguel, verdadeiros guerreiros que batalharam junto aos deputados, senadores e a todos que de alguma forma tornasse esse dia realidade. Pois segundo eles nem vendendo todo o patrimônio da família não teriam como custear o tratamento.
Com as campanhas eles teriam dinheiro para tratar somente um dos filhos. Gravaram um vídeo dizendo que teriam que escolher um filho para salvar. Imagina uma mãe fazer isso. Na época o jogador de futebol Roberto Firmino doou 286 mil para completar o tratamento.
Parabenizar o ministro Luiz Henrique Mandetta, pois este tipo de ação merece ser divulgado e aplaudido.
 
Vereadora Silvana M. B. Bugnotto(PP)- Completando o que a colega Carla falou, muitos aplausos e reconhecimento a Deputada Estadual Carla Zanatta que lutou muito por tudo isso.
Agradecer também a equipe técnica da nossa casa pelo apoio incondicional, pelos trabalhos, ao presidente, no nosso evento que tivemos no dia 25/04 Mulheres na Política: Participação e Protagonismo. Um compromisso nosso como cargos eletivos proporcionar as mulheres este debate, trazendo este conhecimento, desmistificar um pouco esse conceito de política, a gente traz um debate ideológico, uma demanda de politicas publicas de qualidade para melhorar a sociedade cada vez mais.
Parabenizar aos 50 anos da Cooperativa que é uma história de sucesso.
Saudar e cumprimentar a ASDPUMPI, que no último sábado comemorou os 30 anos com um almoço, á todos que passaram pela presidência e em especial ao belo trabalho da atual presidente Kelly.
Voto de Pesar ao Rosalino Reolon, pai de um suplente de vereador que já assumiu nesta casa, e que no passado foi candidato a vereador.
Enaltecer o evento que teremos no dia 16/05, Vereança e Câmaras Municipais questões legais e constitucionais com Sr. Antônio Augusto Mayer dos Santos, promovido pelo Fórum da Mulher Vereadora e ACAMOSC. 
Dia 17/04 tivemos a integração dos idosos com o diferencial junto com a Secretaria da Agricultura. Parabenizar este evento
Dia 20/04 sediou a primeira  etapa do circuito oeste do Tênis de mesa onde participaram uns 200 atletas onde Pinhalzinho participou com 70 atletas e eles garantiram o primeiro lugar geral desta etapa. Conquistaram ao todo 28 medalhas
Iniciou na semana que passou curso de informática da terceira idade.
 
Vereador Presidente  Claudecir José Corradi(MDB)-A mesa diretora esteve visitando duas empresas nesta semana na continuidade do Projeto Fala Comunidade. A empresa Hidro Bombas e Ceraça, conversando com os empresários sobre diversos assuntos.
Ao líder do governo fica o questionamento do porque da retirada de todas as placas PARE dos bairros Hípica e Bela Vista.
 
Vereador Sadi José Liston (MDB)- No  evento da ASPUMPI gostaria de ter participado, mas a minha sugestão deveria ser respeitado as datas para um bom funcionamento.
Cooperativa parabenizar do belíssimo evento, pelo amor e dedicação pela empresa de ter organizado de uma forma boa no modo geral. Que continuem cada vez mais os investimentos, recolhe muito e não sonega nada pois tem uma tributação diferenciada sendo um fator de emprego maior.
 
Vereador Agostinho José Jung (PSDB)- Parabenizou a UDESC pela participação. Estivemos na semana que passou com o superintendente do DENIT onde nos confirmava que com a vinda do ministro as obras iriam recomeçar na BR 282, estão todos ansiosos esperando que realmente venha não só as notícias, mas também a parte financeira para que tenhamos o termino do trevo da UDESC.
O oeste de SC está passando por momento histórico com duas potencias do agronegócio. Aurora e Cooperativa Itaipu.
 
Vereadora Fabiana Paula Merigo (PT)- Sempre que temos uma data comemorativa eu gosto de voltar um pouco naquela data. 1º de maio dia do Trabalhador. A origem do dia do trabalhador nasceu na cidade de Chicago nos EUA quando milhares de operários organizados pela federação americana do trabalho organizaram uma grande paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886 sendo que neste mesmo dia foi organizado uma greve geral que parou os EUA. O objetivo na época era reduzir a jornada de trabalho de 17hs para 8 hs. A gente vê que a história vai evoluindo e a luta dos trabalhadores ela segue, muda o foco, mas a luta continua.
 
Vereador Leonir Luiz Bettanin (MDB)-Contorno viário, de forma alguma diz o colunista desprezando a ideia do contorno viário sul de Pinhalzinho proposta por alguns políticos, o projeto em questão visa tirar o transporte pesado da Av. Porto alegre de Pinhalzinho o proposto seria a utilização da  estrada que sai na Br 282 ao lado da UDESC  até a Linha Volta Grande passando pela  Linha Lurdes. O problema é que o governo do estado não tem dinheiro nem para manter as rodovias já pavimentas quem dirá para construir uma nova. Podemos ver um exemplo claro no mês passado quando o estado foi omisso no desmoronamento da SC em Modelo não auxiliando de forma alguma.
O Deputado Estadual Altair Silva do PP ressalta o valor ilusório que o governo tem de recursos livres para manter as rodovias. Com este valor não se faz nem tapa buraco no estado, então ficar só batendo nesta tecla neste momento é somente para enrolar os munícipes de Pinhalzinho e Saudades. 
Apresentou alguns números através da página de transparência do estado.
Pra resumir o que está faltando é vontade de tirar este projeto do papel pois recurso tem o suficiente para execução da obra. Cabe a todos os Deputados eleitos arregaçar as mangas para trabalhar para nossa região.
 
Vereador Cesar José da Silva (MDB)- Explanou sobre as visitas as empresas, ver as necessidades, demandas e trazer para nossa casa. Quem fez essa visita foi a mesa diretora. Colocou o Poder Legislativo a disposição das empresas.
Preocupação dos dois empresários é o contorno viário e o transporte coletivo pois os horários não estão fechando e que pode melhorar para que todos possam usá-lo.
Visitou o presidente da Cooperativa para verificar a possibilidade de se fazer presente na tribuna do povo. Podemos oficializar a data que virá com certeza.
Parabenizou a todos os trabalhadores pelo seu dia. Que todos que trabalham de alguma forma possam ser abençoados e continuarem sempre a trabalhar por este município, estado e nação.
 
                                                                CONSIDERAÇOES FINAIS

Vereadora Silvana M. B. Battisti (PP)- Quero também deixar meus cumprimentos á todos os trabalhadores pela passagem do dia do trabalhador.
Gostaria de me deixar a disposição para também fazer parte nas visitas nas empresas.
Irão ser feitas as trocas da tubulação na Rua Joao Utzig no bairro Pioneiro.
Sobre o contorno viário mobilizar a bancada do oeste mobilizando a todos.
Grama sintética nos CIS iniciando pelo Noêmia Griebler.
Taekwondo participação campeonato regional com 20 atletas em Ceara
Desejou boa semana a todos. Agradeceu a todos pela presença e dizer que estamos aqui pra unir forças.
 
Vereadora Sirlei Teresinha Muller(MDB)- Cumprimentou a todos em especial a colega de infância Lucia Rubel que também está aqui lutando pelos seus direitos.
Ao líder do governo, por eu ser suplente de vereador pedir para que os meus pedidos que são básicos também sejam atendidos.
Agradecer a todas as mulheres que estiveram aqui participando do nosso evento formidável. Deixar um recado para as mulheres que estão nos vendo pela tv câmara, em 1826 iniciou os trabalhos do congresso nacional, em 2016 tivemos a inauguração do 1º banheiro feminino no congresso nacional. O crescimento é muito lento do envolvimento da mulher na política. O Brasil é o último lugar, é o 1º lugar em corrupção e, escândalos políticos. Acho que estamos precisando aqui no Brasil política com emoção, política com o coração, não com a razão como está sendo feita, e com certeza o movimento da mulher na politica iria fazer a mudança. O Brasil precisa urgente mulheres na política.
 
Vereadora Carla R. D.Eckert (PSDB)-Agradeceu a todos os envolvidos na Roda de conversa. Momentos como este são realmente importantes.
Parabenizar a ASPUMPI pelos 30 anos de trabalho ao funcionário, a todos o meu respeito e gratidão.
Cooperativa Itaipu pela belíssima festa com justas e merecidas homenagens.
Honra de receber nossa Deputada Giovana de Sa que trouxe uma emenda de duzentos mil para aquisição de um ônibus escolar. Aproveitou a visita para falar da bancada do oeste e a grandiosidade lá realizados.
Parabenizar a todos os trabalhadores e dizer que em nosso município de 2017 a março de 2019 criou-se 644 postos de empregos fora os trabalhos informais.
 
Vereador Agostinho José Jung(PSDB)-Parabenizou a todos os trabalhadores desde o mais humilde ao mais sucedido.
Projeto de mais de 9 bocas de lobo no nosso município.
UDESC-lutar e valorizar esta universidade que temos em nosso município.

Vereador Leonir Luiz Bettanin(MDB) Parabenizou pelo evento das mulheres, trabalhadores pelo seu dia
Sentimentos pela perda do Elton Frey, agricultor simples, a vida toda trabalhou pelas causas coletivas.
Parabenizou a  Cooper Itaipu pelos 50 anos. Fazem um trabalho importante entre tantos a extensão rural, levando conhecimento ao agricultor.
Através do Deputado Mauro pedimos a ele que levasse a bancada do oeste o apoio, pois sem dúvida não é somente do interesse somente de um município.
 
Vereador Neuro Francisco Ozelame (PSD)- Parabenizou a todas as mulheres que participaram da Roda de Conversa. Agradeceu a presença da Deputada Marlene ter aceito o nosso convite.
Parabenizou a Cooperativa pelo belíssimo evento.
Parabenizou a todos os trabalhadores pelo seu dia.
 
Vereadora Fabiana Paula Merigo(PT)- Registro uma palavrinha que chamou minha atenção na Moção do Conselho universitário.” O conselho universitário lamenta a falta de diálogo com a gestão do executivo estadual nas pessoas do governador Carlos Moisés e do secretário da fazenda Paulo, uma vez que a UDESC em nenhum momento foi chamada para dialogar diferente dos demais órgãos que também seriam afetados pelas medidas apesar dos esforços”.
Essa palavra tão pequena e tão importante que é o diálogo que está deixando a desejar. Se tivermos dialogo entre as esferas municipais, estaduais e federais para falarmos da mesma forma não irá funcionar.
Parabenizou  a Cooperativa, em especial as famílias dos agricultores que fazem de a Cooper Itaipu ser o que é.
ASPUMPI parabenizar por essa associação que é muito importante.
Líder do governo, nós temos uma lei municipal aprovada em 2017 que ela institui a padronização das pinturas dos espaços públicos. Esta lei surgiu e aprovada por nós no sentido de todo prédio público, carro público, uniformes de os servidores manter as cores da nossa bandeira que são cores que foram criadas lá em 1972, respeitamos muito todos os símbolos que representam o nosso município. O que gostaria de saber é se o executivo está respeitando os seus espaços.
O nosso Brasão tem um histórico de cores tem uma simbologia me parece que o executivo deveria respeitar o brasão do município e as cores da bandeira, gostaria que me trouxesse uma resposta se realmente se esta lei está sendo cumprida ou não.
 
Vereador Presidente Claudecir José Corradi(MDB) -Parabenizou a Cooperativa onde eu estive representando na sexta feira com muita emoção ver todos os fundadores sendo premiados. Estes sim merecem, que se não fossem eles não existiriam a cooperativa. Os associados que são o pilar de nossa Cooperativa.
Excelente trabalho em todo o evento. Maior empregador em nosso município.
Parabenizou também a todos os trabalhadores pelo seu dia.


 
      
Fonte: Assessoria de imprensa Claudia Utzig. Câmara de Vereadores
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 02/05/2019 - 17:49:54 por: Claudia Luzia Utzig - Alterado em: 06/05/2019 - 14:18:02 por: Claudia Luzia Utzig

Notícias

13ª Sessão Ordinária 2019
13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.

2ª Roda de Conversa 25/04/2019
2ª Roda de Conversa 25/04/2019

Na 2ª Roda de Conversa tivemos como convidadas a Deputada Estadual Marlene Fengler e a Prefeita de do município de São Domingos Elieze Comachio para interagir com todas as participantes que estiveram em grande número na noite de quinta feira dia 25/04.

11ª Sessão Ordinária 2019
11ª Sessão Ordinária 2019

Na 11ª Sessão Ordinária,tivemos a presença na Tribuna do Povo da advogada Dra.Edna De Werk Cericato esclarecendo diversos pontos sobre a proposta da Reforma da Previdência, que está em discussão no país.
Matéria em discussão única o Requerimento nº 001/2019 Conforme ART. 127 parágrafo 3º, Inciso I do Regimento Interno-Licença de Vereador-Aprovado por unanimidade.

10ª Sessão Ordinária
10ª Sessão Ordinária

Na 10ª Sessão Ordinária, vereadores em discussão única votarão os Decretos Legislativo 02 e 03/2019
Requerimento nº 06/2019; de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação nº 025/2019 de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
Indicação 020, 021,022,023 e 024/2019 de autoria dos vereadores.
Segunda discussão e votação o PL nº 011/2019 de autoria do Poder Executivo
Todos aprovados por unanimidade.