100%

16ª Sessão Ordinária 2019

                                                     TRIBUNA DO POVO

O presidente da Cooperativa Regional Itaipu, Arno Pandolfo, esteve na ‘Tribuna do Povo’,  falando sobre a história, os desafios e resultados obtidos durante os 50 anos da Cooperativa.
Fundada em 26 de abril de 1969, nasceu com o nome de Cooperativa Agrícola Mista Pinhalense. Durante seus anos de história buscou o desenvolvimento e o crescimento, trabalho em prol do cooperativismo e seus cooperados, ampliando o número de associados e o volume da produção e negócios. Atualmente a Cooper Itaipu tem 2.676 associados, desenvolvendo suas atividades nos municípios de Pinhalzinho, Saudades, Modelo, Serra Alta, Sul Brasil, Bom Jesus do Oeste e Saltinho, agora também presente em São Miguel do Oeste, Coronel Freitas e Nova Erechim com os postos de combustíveis.
Conta hoje com 472 funcionários e atua na Suinocultura, unidade de Produção de Leitões, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Grãos, indústrias de rações suínas, rações bovinas e moinho de farinhas. Além de supermercados, Lojas Agropecuárias e Postos de Combustível.
A Cooper Itaipu também se preocupa em criar condições para que os associados realizem sua atividade de forma correta e rentável, pensando nisso, desenvolve inúmeros programas de capacitação.
Após explanar sobre a história da cooperativa, seus negócios e sua estrutura atual, o presidente falou sobre a sua preocupação quanto a doenças que podem entrar no Estado devido à falta de fiscalização nas fronteiras. “Santa Catarina é livre de aftosa sem vacinação, porque Deus quer isso, não é porque as barreiras estão trancando. Estamos com a peste suína Africana na China e da China já passou para 15 países. O governo federal não faz nada, deveria parar os aeroportos internacionais e fazer um pente fino nos passageiros que vem desses países, em roupas, calçados, porque se vier com calçado de lá e não estiver limpo, em seis dias traz a peste suína pra nós. Se vier a peste suína para Santa Catarina, quebra o nosso Estado. Somos o primeiro produtor de suínos do país e o segundo produtor de frangos”, aponta.
Ele acrescenta dizendo que na China foram abatidos 35% das matrizes de suíno e a China tem 49% da produção de suínos do mundo. “Pra nós, diante dessa desgraça na China, o Brasil terá bons anos de carne, tanto de suíno como de aves, mas para isso todos devem mexer com o governo porque as fronteiras de Santa Catarina estão abertas, entra quem quer e sai quem quer”, menciona, pedindo apoio dos vereadores.
A participação do presidente da Cooper Itaipu na ‘Tribuna do Povo’ foi uma proposição do vereador, Leonir Luis Bettanin (MDB), que parabenizou o presidente Arno e falou do compromisso em manter a cooperativa nos dias de hoje, onde a competitividade bate em nossa porta a cada instante, além de se preocupar muito com a parte social. “Conciliar tudo isso e apresentar crescimento, números positivos e com a possibilidade de ampliar é porque realmente existe uma dedicação não somente no horário de expediente”, disse.
Os demais vereadores contribuíram apontando suas considerações e questionando o presidente sobre investimentos e assuntos relacionados à cooperativa.

                                                      ORDEM DO DIA 
 
Os vereadores aprovaram por unanimidade em votação única no Projeto de Lei nº 0016/2019, que dispõe sobre reajuste salarial dos servidores públicos municipais.
O Projeto de Lei nº 0017/2019,, altera o Art. 2º da Lei n. 2.565/2018, que dispõe sobre a criação do auxílio alimentação.
também aprovado por unanimidade em votação única
Em segunda discussão estava o Projeto de Lei Complementar nº 0003/2019, que altera dispositivos da lei complementar n. 195/2018 que trata da Fundação Municipal e Esporte e Cultura (FMEC), que foi aprovado por unanimidade.
 Projeto de Lei nº 0013/2019, que dispõe sobre a Criação do Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, acrescenta incisos ao ART. 2º da Lei n. 2.239 de 2011 e dá outras providências. Aprovado por unanimidade. Na ocasião os vereadores enalteceram a importância essa fundo e parabenizaram pela inciativa.
De autoria do vereador  Remi Antonio Sulzbacher (MDB)  Moção nº 0008/2019, que propõe moção de apelo ao governo estadual, ALESC e TJ/SC  para manter nas regiões as turmas de recursos de instâncias iniciais. “O governo está em fase de economia e ficar mexendo no lado judiciário talvez não seja o ideal. Hoje se perder uma causa judicial em primeira instância, vai para a segunda instância que a nossa referência é Chapecó. Agora estão querendo tirar esse “braço” que existe em alguns municípios. Com isso, a partir do momento em que perder um processo judicial em primeira instância, encaminha para a segunda instância aonde poderia ser discutido em Chapecó será discutido em Florianópolis”, apontou o vereador, pedindo apoio dos vereadores para que essa comarca fique em Chapecó. 

Vereadora  Fabiana Paula Merigo (PT), na  Moção nº 0009/2019, propõe apelo para que se dê continuidade ao Programa Mais Médicos, nos parâmetros anteriores aos estabelecidos, de forma a garantir maior participação dos municípios e o atendimento da população.  “O governo federal pagava praticamente os médicos, cerca de R$3 a 4 mil o município pagava e o restante vinha do governo federal, hoje o salário de um médico é de aproximadamente R$ 20 mil. Essa nova reestruturação está inviabilizando alguns municípios de poderem acessar o programa, o que acarretar em mais despesas para o município”, destacou a vereadora Fabiana, acrescentando também que o Programa Mais Médicos acabou levando mais médicos as cidades menores.

Durante a sessão deram entrada a mensagem e Projeto de Lei Complementar (PLC) n. 06/2019, que altera lei complementar 24/1998 que trata do código tributário. Mensagem e Projeto 19/2019, que institui o Conselho Municipal de usuários de serviços públicos e dá outras providências. Também a mensagem e Projeto de lei N. 20/2018 que altera o § 3º do Art. 29 da lei N. 2.588/2019 que estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar do município de Pinhalzinho e da outras providências.

Vereador Agostinho José Jung (PSDB) apresentou a Indicação nº 0038/2019 para encaminhar ao Deinfra solicitação para colocação de placas de sinalização ao longo da SC160, trecho de Pinhalzinho a Saudades e a Modelo.

                                                     CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vereadora Carla R. D. Eckert (PSDB)- Parabenizou a todos que fazem parte do conselho do idoso.
Tenho estudado muito sobre o quanto a gente cuida das pessoas que estão próximas de nós. Em primeiro lugar pra cuidar de alguém temos primeiro que cuidar de nós. Que a gente possa começar a se cuidar mais pra poder olhar o outo com mais carinho e cuidado.
E pra que a gente possa olhar mais os nossos idosos, valorizar e ter uma melhor qualidade de vida, não somente na velhice, pois a velhice começa quando a gente nasce. Esse trabalho do conselho junto com a administração e o social é com certeza muito importante, pois se investe em ser humano.
 
Vereador Pedro Steffens (MDB)- Somente gostaria de deixar registrado sobre  uma indicação que já  foi feita, da travessa que vai a Anta Gorda na rotatória da MPO, que já está autorizada pela DEINFRA, pelo DENIT autorizou fazer a ligação que vai pra esta comunidade, que dificulta aos motoristas de caminhão, pedir ao líder do governo reforçar este pedido ao executivo, pois ajuda tanto os moradores da Anta Gorda e São Luiz  que trabalham nestas empresas e isso é muito perigoso dar acidentes.

Vereador Agostinho José Jung (PSDB)- Parabenizar ao DMER pela limpeza feita nas ruas tanto do centro quanto nos bairros.
A nova retroescavadeira que está à disposição da população.
Parabéns ao Rocha pela escolinha para as crianças aprenderem de como se comportar no trânsito.
Convidou a todos para a reinauguração amanhã à noite (28) no centro de eventos com a equipe de futsal feminino entre Brasil x Paraguai.
 
Vereador Remi Antônio Sulsbacher
-Também contribuiu e comentou sobre a fala do colega Pedro do acesso, e fui conversar com a empresa que ganhou a licitação e que está trabalhando neste local e dizer que esta mudança  não se enquadra neste projeto, pois foram contratados para outro serviço.
Parabenizou também a equipe do Rocha e os escoteiros, e o que tenho a dizer é que a gente educa os filhos de como se atravessa uma rua na faixa, mas infelizmente os condutores não respeitam estas normas.
Ao líder do governo salientar sobre buracos que tem na perimetral onde estão se aprofundando e não tem como desviar. Cabe ao município resolver antes que aumente a despesa.

Vereador Neuro Francisco Ozelame (PSD)- Convidou a todos para participar amanhã (28) para a reinauguração do centro de eventos. Parabenizar ao representante presidente do Conselho do idoso, Neri, e que agora regulamentado o conselho é só seguir em frente.
Ao evento do Grêmio no último sábado, parabéns pela iniciativa deste evento social. E a comunidade de Santa Lucia também pelo almoço beneficente em prol de Genivaldo de Andrade que está em tratamento de câncer.

Vereadora Fabiana Paula Merigo(PT)-  Acrescentou no convite feito pelo colega Neuro e  enfatiz que a APEF vai fazer a entrada junto com as meninas, e isso é bom que o futebol feminino está sendo reconhecido e valorizado no nosso município.
Ao líder do governo, a perimetral que vai da empresa Zagonel até Bairro Primavera, estão com os postes, e estão faltando as hastes e as lâmpadas e com a questão que agora escurece cedo o pessoal que vai trabalhar está bem escuro. Ao lado da EMEB nós temos uma estrada de calçamento, e na parte dos fundos da escola tem placas de que irão fazer o asfalto, seria muito útil se aproveitassem e fosse feito esta entrada para facilitar para os cadeirantes irem até o ginásio de esportes.
A questão do vale alimentação colega vereadora, nós tivemos no primeiro mandato do Fabiano o período do vale alimentação que depois foi incorporado ao salário e fica o desejo que também este vale alimentação quem sabe um dia seja incorporado ao nosso salário.
 
 Vereador Leonir Luis Bettanin (MDB)- Aproveitou os seu cinco minutos  pra dar sua  contribuição sobre o acesso da Anta Gorda já está decidido pelo DENIT que será trancada para a segurança de todos.
Vale lembrar que dia 25 se comemorou o dia nacional do trabalhador rural, eu acho que é importante registrar que o trabalhador rural da nossa região oeste de santa Catarina nosso trabalhador rural é um gigante, somos os maiores produtores de suínos, de aves e maiores produtores de leite. Isto se chama 365 dias do ano com comprometimento.
Parabenizou pelos  dois eventos beneficentes neste final de semana. Os gremistas com grande evento e a comunidade de Santa Lucia em prol do Genivaldo. Mais uma vez o povo de Pinhalzinho quando se trata de algo solidário se dão as mãos independente de qualquer coisa.
 
Vereador Claudecir José Corradi (MDB)- Parabenizou a todos os componentes do Conselho do idoso pelo belíssimo trabalho a toda sociedade. Justificou o não comparecimento nos eventos do final de semana.
Encerrou a sessão convocando a todos para a próxima sessão desejando uma boa 


         Convidamos a todos os  Pinhalenses para participar ou acompanhar a próxima sessão que será no dia 03/06/2019 segunda  feira  às 19hs. Entrar no site www.camarapzo.sc.gov.br, 

Fonte -Assessoria de Imprensa -Câmara de Vereadores de Pinhalzinho-Cláudia Utzig 
 

 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/05/2019 - 17:25:07 por: Claudia Luzia Utzig - Alterado em: 30/05/2019 - 14:19:47 por: Claudia Luzia Utzig

Notícias

19ª Sessão Ordinária 2019
19ª Sessão Ordinária 2019

A sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi marcada por proposições dos próprios vereadores,Projetos,Indicações,Requerimentos e Moção.

18ª Sessão Ordinária
18ª Sessão Ordinária

Do executivo dois projetos deram entrada:O PL nº 0024/2019, PL nº 0025/2019,
No expediente, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ), Emenda Modificativa Nº 01/2019 ao PL 21/2019,Indicação nº 0042/2019 de autoria de Pedro Steffens (MDB), Indicação nº 0043/2019, de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
No expediente também deu entrada o Projeto de Resolução nº 0004/2019, da Mesa Diretora
Na Ordem do Dia, os vereadores debateram e aprovaram projetos de autoria do Poder Executivo.
Em discussão única, o PL nº 0022/2019.
Em segunda discussão, o PL nº 0018/2019, PL nº 0020/2019 O PL Complementar nº 0006/2019, que altera a Lei Complementar N. 024/1998.
Em primeira discussão esteve em debate a emenda modificativa nº 01/2019 ao PL 21/2019, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ). menda, que altera o Art. 1º da Lei n. 2.591/2019.

Décima sétima Sessão Ordinária 2019
Décima sétima Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei Complementar nº 006/2019, Projetos de Lei nº 018,020 e 022/2019, Indicações e Requerimentos foram debatidos e aprovados na 17ª Sessão Ordinária.

16ª Sessão Ordinária 2019
16ª Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei nº 016/2019, Projeto de Lei nº 017/2019, Projeto de Lei Complementar nº 003/2019,Projeto de Lei nº 013/2019,Moção nº 0008/2019,Moção nº 0009/2019.

13ª Sessão Ordinária 2019
13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.