100%

Décima sétima Sessão Ordinária 2019

Os vereadores de Pinhalzinho se reuniram na noite da última segunda-feira (03), na sede do Poder Legislativo, para a 17ª sessão ordinária do ano. Na oportunidade, participou da Tribuna do Povo, o servidor público municipal Claudir Kollett, que foi convidado para falar de sua missão no exército brasileiro. O Convite foi feito para marcar o Dia Nacional dos Boinas Azuis, comemorado em 25 de maio. A participação da comunidade no espaço da Tribuna Livre está prevista na Resolução 03/2011 e pode ocorrer até em duas sessões por mês, num espaço de até 30 minutos.
 
Durante o expediente da sessão, deram entrada três projetos de lei (21, 22 e 23) oriundos do Poder Executivo Municipal. Os vereadores também apresentaram proposições. A vereadora Silvana M.B. Bugnotto(PP) apresentou um Requerimento sugerindo o convite para a atleta pinhalense na Seleção Brasileira de Futsal, Amanda Rossato, que participe da Tribuna do Povo. O vereador Neuro Francisco Ozelame(PSD) pediu, através de Requerimento nº 019/2019, licença da cadeira do Legislativo. Deverá assumir o seu posto o suplente Carlos Alberto Pegoraro. A vereadora Fabiana Paula  Merigo(PT) solicitou, através da Indicação  nº 039/2019, a manutenção do nome Jardim Amigo da Infância no Centro de Educação Infantil do município. As outras duas Indicações (40 e 41) foram de autoria do vereador Remi Sulzbacher. Na Indicação nº 040/2019, o parlamentar pede a inclusão de coleta de eletrodomésticos no Programa Recicla Pinhalzinho. Na Indicação nº 041, Remi solicita adequações em estrada que liga a propriedade do senhor Aloisio Pogorzelski, no interior do município. Todos os Requerimentos e Indicações foram aprovados por unanimidade.
 
                                                                ORDEM DO DIA  

Na Ordem do Dia da sessão da última segunda, os vereadores pinhalenses debateram quatro projetos. O PL Nº 022/2019, que altera a alínea “A” do Artigo 1° da Lei 2.550 de 2018, que dispõe sobre a desafetação e autorização para realizar dação em pagamento de bens públicos, teve o seu regime de urgência aprovado por unanimidade.
Em primeira discussão esteve o Projeto de Lei Complementar Nº 006/2019, que altera a Lei Complementar 24/1998, para isentar a cobrança de ITBI de imóveis em uso capião. Também foi discutido o PL Nº  018/2019, que dispõe sobre a revogação da lei 986 de dezembro de 1993, que autorizava o funcionamento e denominava escolas de educação infantil. Também em primeira discussão esteve o PL nº 020/2019, que altera o parágrafo 3º do artigo 29 da lei 2.588/2019, que estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar do município. Todos os projetos em primeira discussão foram aprovados por unanimidade.

                                                              CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vereadora Silvana M. B. Bugnotto(PP)- 
Quero iniciar falando sobre o espetáculo que nosso município teve na semana que passou passada com o futsal feminino, pelo ginásio completamente lotado, pela empolgação em vivenciar um jogo da seleção feminina. Notamos a evolução que as mulheres tiveram na questão do futebol. Parabenizar a fundação pelo belíssimo espetáculo.
Neste domingo tivemos o final do campeonato de voleibol misto.
No final de semana que vem teremos muitos eventos em nosso município. Sendo 07, 08 e 09/06 o campeonato catarinense de patinação artística, e a festa do Padroeiro Santo Antônio no dia 09 que é uma festa histórica e mobiliza o município e região.

Vereador Cesar José da Silva(MDB)- Em primeiro lugar me dirigir ao líder do governo, e reforçar o pedido de vários vereadores sobre a escuridão que existe na passarela que liga o bairro Bela Vista.
Reforçar o convite, que no dia 05 comemoramos o dia mundial do meio ambiente e dia da ecologia. Teremos uma palestra a partir das 19hs com o biólogo Dr. Adriano Dias de Oliveira. Também a primeira trilha de observação noturna para as pessoas que já estão inscritas. Parabenizar aos organizadores principalmente toda direção do grupo dos “Amigos do Meio Ambiente” que existe dede 1996 no grupo GAMA.

Vereador Agostinho José Jung(PSDB)- Bem lembrado pela colega Silvana ao Projeto de Lei da regularização das escolas pela atitude do governo atual para atualização do patrimônio do município.
Claudir a tua apresentação foi excelente e fantástica e com isso dispensou muitas perguntas e contemplando com o seu vídeo. Com seu conhecimento exerce um belo trabalho frente ao combate à dengue.
Parabéns a aquisição de duas ambulâncias para área da saúde. No dia 06/06 teremos o evento da PROERD em parceria com a Policia Militar, onde convido a todos para participar.

Vereador Neuro Francisco Ozelame (PSD)-Parabenizou e agradeceu ao Claudir pela presença e as belas explanações.
Agradeceu aos colegas pela paciência que tiveram nestes 60 dias que esteve nesta casa e com certeza foi um grande aprendizado  com a oportunidade de mais uma vez mostrar um pouco mais do meu trabalho. Desejar as boas vindas ao colega Pegoraro muita sorte e sucesso no período que estará nesta casa.

Vereadora Carla R.D. Eckert (PSDB)-Sobre o futebol feminino que foi um show, também sou da época que futebol era só de meninos e não aprendi a jogar, mas dizer que fiquei encantada com o jogo e com certeza um evento que ficará na memória de todos. Final de semana que vem teremos o espetáculo de patinação que será um sucesso novamente.
Sobre a campanha da vacinação estão passando nas redes sociais que em Santa Catarina todos tem direito a vacina da gripe, esta informação não é correta, o nosso município cumpriu a meta e por isso não temos mais vacina.
Parabenizou o Claudir , dizer que admiro muito seu trabalho frente a campanha e combate a dengue. Que com certeza somos o fruto de toda nossa vivencia.

Vereadora Fabiana Paula Merigo(PT)- Gostaria de dizer que vou fazer das palavras do Claudir as minhas palavras. Colocar no exercito e achar que é a solução ou colocar na escola é a solução isso não é o caminho, acho que a escola e educação esta desta maneira  porque é tudo lá pra dentro achando que os professores serão os salvadores, temos que ver realmente qual é o papel do educador, dos pais e tudo mais.
Sobre as ambulâncias fico feliz, mas também tenho um questionamento, onde fiquei sabendo que uma das ambulâncias que teve o motor feito, hoje tem novamente uma licitação para esta mesma ambulância.
Sobre as paradas de ônibus já questionei de quem é responsabilidade pois através de varias indicações hoje ainda não foi resolvido.
Convidou a todos para participar da festa de Santo Antônio e as programações que esta semana antecede. Agradeceu ao colega Neuro pelo trabalho realizado e que possamos sempre estar dialogando e expor sobre os diversos assuntos.

Vereador Sadi José Liston(MDB)- Revendo os meus documentos verifiquei que esta casa aprovou cinco asfalto entre a Porto Alegre, Fortaleza e outras. Poucas foram feitas, gostaria de saber qual é a programação para realizar os mesmos.
Estivemos na quarta-feira junto com demais vereadores na prestação de contas das metas fiscais do quadrimestre do município onde temos um super aficit praticamente de nove milhões de reais em caixa. Este dinheiro tem que ser investido em obras para o município, pois não temos clareza de onde será investido.
Esta é uma preocupação de estar as contas bonitas nos números, mas no geral está faltando a população o que é de direito.
Temos também uma queixa no bairro Jardim Maria Teresinha que a habitação está cobrando um valor maior do que estão devendo.

Vereador Leonir Luis Bettanin(MDB)-Parabenizou a explanação do Claudir. Dizer que com certeza essa foi a faculdade da sua  vida nesta missão. Dizer que realmente precisamos de uma miséria para viver, pois a partir do momento que passamos dar valor ao que realmente merece começamos a ver a vida de outra forma.
Parabenizou ao colega vereador Neuro pelo seu trabalho pelos dias que esteve frente ao legislativo e também pela participação nas reuniões das comissões de finanças e orçamentos.
Concordou com o colega Sadi em algumas de suas colocações, fiquei até feliz pelos números apresentados e acredito que com isso que em hipótese algum passe pela cabeça do prefeito, com a economia estável fazer financiamentos com juros abusivos, mostra aí que o município pode andar com suas próprias pernas.
Estivemos junto com a audiência publica das metas financeiras e também uma reunião com os moradores na questão da acessibilidade. Quero registrar minha indignação aqui, o município foi notificado pelo ministério publico em fevereiro e não tomou nenhuma atitude e agora foi notificado novamente dando 90 dias pro o centro fazer a sua acessibilidade em seus passeios públicos, sabendo que agora o município ajudará com as maquinas para agilizar e aqueles que já fizeram tudo por conta própria como irá ficar?
Convidou a todos para participar da festa de Santo Antônio no próximo domingo dia 09.

Vereador  Presidente Claudecir José Corradi(MDB)- Parabenizou pela apresentação do Claudir dizendo que tudo que passou e aprendeu com certeza será para sua vida toda. Aproveitou o espaço para reforçar a questão da dengue por ser o coordenador, estou vendo muitos terrenos baldios onde sempre se depositam lixos. Temos uma lei que foi aprovada aqui em nossa casa para que estes terrenos sejam notificados, está na hora de por em prática para que tenhamos mais segurança e beleza em nossa cidade.
Deixou os pêsames à família Petry, onde em um acidente perdemos mais um Pinhalense. Forças a família.
Ao colega Neuro meus parabéns pelo excelente trabalho em nossa casa neste período.
Convidou a todos os vereadores para participar do Fala Comunidade que será dia 07/06 as 19hs na comunidade da Santa Lucia.


    Todos os dados e atos do legislativo estão publicados no site www.camarapzo.sc.gov.br e  poderão se acessados pelo internauta.
     Convidamos a todos os  Pinhalenses para participar ou acompanhar a próxima sessão que será no dia 10/06/2019 segunda  feira  às 19hs. 

Fonte -Assessoria de Imprensa -Câmara de Vereadores de Pinhalzinho-Cláudia Utzig 
 


 


 
 
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/06/2019 - 14:45:28 por: Claudia Luzia Utzig - Alterado em: 06/06/2019 - 15:47:59 por: Claudia Luzia Utzig

Notícias

19ª Sessão Ordinária 2019
19ª Sessão Ordinária 2019

A sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi marcada por proposições dos próprios vereadores,Projetos,Indicações,Requerimentos e Moção.

18ª Sessão Ordinária
18ª Sessão Ordinária

Do executivo dois projetos deram entrada:O PL nº 0024/2019, PL nº 0025/2019,
No expediente, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ), Emenda Modificativa Nº 01/2019 ao PL 21/2019,Indicação nº 0042/2019 de autoria de Pedro Steffens (MDB), Indicação nº 0043/2019, de autoria do vereador Remi Antonio Sulzbacher (MDB)
No expediente também deu entrada o Projeto de Resolução nº 0004/2019, da Mesa Diretora
Na Ordem do Dia, os vereadores debateram e aprovaram projetos de autoria do Poder Executivo.
Em discussão única, o PL nº 0022/2019.
Em segunda discussão, o PL nº 0018/2019, PL nº 0020/2019 O PL Complementar nº 0006/2019, que altera a Lei Complementar N. 024/1998.
Em primeira discussão esteve em debate a emenda modificativa nº 01/2019 ao PL 21/2019, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ). menda, que altera o Art. 1º da Lei n. 2.591/2019.

Décima sétima Sessão Ordinária 2019
Décima sétima Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei Complementar nº 006/2019, Projetos de Lei nº 018,020 e 022/2019, Indicações e Requerimentos foram debatidos e aprovados na 17ª Sessão Ordinária.

16ª Sessão Ordinária 2019
16ª Sessão Ordinária 2019

Projeto de Lei nº 016/2019, Projeto de Lei nº 017/2019, Projeto de Lei Complementar nº 003/2019,Projeto de Lei nº 013/2019,Moção nº 0008/2019,Moção nº 0009/2019.

13ª Sessão Ordinária 2019
13ª Sessão Ordinária 2019

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho foi realizada na última segunda-feira (06). Aprovados três Requerimentos e duas Indicações.