Publicações e Notícias

Contorno Viário Sul está mais próximo

No último dia 27, durante a 20ª edição do Itaipu Rural Show, o vereador Leonir Luiz Bettanin, coordenador da Comissão constituída para acompanhar os desdobramentos do projeto de implantação de um contorno viário que ligará a BR 282 até a SC 160, acompanhado de lideranças locais e regionais, entregou ao governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, documentos que justificam a necessidade e a importância desta obra, bem como pedido de audiência para tratar da participação financeira do Estado.

Vereador Leonir Bettanin faz defesa de indicação n.º 62/2017

Indicação 062/2017
Leonir Luiz Bettanin solicita do Poder Executivo, via Departamento responsável, a implantação de Programa de incentivo à instalação de cisternas nas propriedades rurais e urbanas, para as situações não previstas no Plano Diretor.

Vereador Leonir  Luiz Bettanin fala no expediente da sessão

Leonir Luiz Bettanin discorreu sobre os problemas nos serviços prestados pela Celesc no interior do município e no fornecimento de energia elétrica as propriedades agrícolas. Bettanin relatou informações colhidas junto a servidores da Celesc local sobre os horários de trabalho, número de servidores, e abrangência de atendimento. Em seu relato Leonir pediu o apoio de todos os Vereadores para a realização de uma audiência pública no mês de julho com lideranças locais, regional e estadual, agricultores, entidades, Administrações e Legisladores, Diretores da Celesc, com o objetivo de identificar os problemas, debate-los, construir propostas e ações que possam resolver os problemas que vem de longa data.

Vereador Leonir  Luiz Bettanin fala no expediente da sessão

Leonir Luiz Bettanin lembrou sua manifestação na sessão anterior, em que destacava a grave situação dos agricultores devido às chuvas, a perda da safra de grãos e diminuição da produtividade do leite, atividades estas financiadas junto às instituições bancarias com custeio ou investimento, e que, solicitou do Poder Executivo encaminhamentos para Decretar situação de Emergência realizando os procedimentos necessários, para que, os agricultores pudessem buscar junto às instituições bancarias a renegociação de seus financiamentos.
Bettanin agradeceu a administração pelos encaminhamentos realizados e relatou a reunião com mais de 30 lideranças que aconteceu na sexta-feira (09/06) analisando a situação local e encaminhando ações para o novo Decreto de Emergência. Segundo Bettanin, somente com o Decreto de Emergência reconhecido pelo estado é que os agricultores poderão renegociar seus débitos junto às instituições bancarias.

Vereador Leonir Luiz Bettanin faz uso da palavra no expediente da sessão
Vereador Leonir  Luiz Bettanin faz uso da palavra no expediente da sessão

Leonir Luiz Bettanin explanou sobre o dia 01/06, “Dia Mundial do Leite”, da importância econômica da produção do leite em nosso município, dos prejuízos causados pelo mau tempo a produção de leite e a produção de grãos. Bettanin destacou a situação que esta se agravando a cada dia, dos agricultores em suas propriedades com a perda da safra, a diminuição da produtividade do leite, atividades estas financiadas junto às instituições bancarias com custeio ou investimento. Solicitou que o Poder Executivo encaminhe Decreto de Emergência e faça os encaminhamentos necessários, isso contribuirá para que os agricultores busquem junto às instituições bancarias a renegociação de seus financiamentos.

Vereador Leonir  Luiz Bettanin fala no expediente da sessão

Leonir Luiz Bettanin manifestou-se sobre a agricultura, dos 48 anos de atuação da Cooperativa Regional Itaipú parabenizando a direção pelo belo trabalho realizado, com entusiasmo Bettanin relatou que o estado de Santa Catarina é hoje o quarto maior produtor de leite do Brasil, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos agricultores, dos avanços e conquistas adquiridas ao longo do tempo, da eficiência na produção de leite, grãos e carne, da geração de renda no desenvolvimento local.

Vereador Leonir  Luiz Bettanin fala no expediente da sessão

Vereador Leonir Luiz Bettanin manifestou-se no expediente sobre os Decretos n.º 54/17 e 38/17, solicitando da Administração que revogue os decretos e envie ao Legislativo oficio para que os Vereadores se reúnam e indiquem seus representantes observando a legislação vigente. Questionou sobre retirada do canteiro na Avenida São Paulo solicitando do líder do governo se há um parecer escrito da Comissão Municipal de Transito avaliando a retirada das árvores e canteiro, e quanto a questão legal, para retorno de veículos naquele local.